Uso dos meios digitais para publicidade de atos oficiais: Novo conceito para gestão pública

Autores/as

  • Relvanir Celso de Campos Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná - UniSL
  • Elias Caetano da Silva Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná - UniSL

Palabras clave:

Publicidade, Divulgação, Atos Públicos, Meios Digitais

Resumen

Os processos comunicacionais da sociedade evoluíram. O mundo passou a ficar ainda mais interativo. O mundo virtual tem provocado uma reconfiguração de diversos aspectos culturais e alterado as formas de comunicação. A humanidade está conectada. Os indivíduos estão interagindo entre si e com as organizações por meio de plataformas digitais, ambientes virtuais e programas inteligentes. Sendo assim, para o desenvolvimento deste trabalho, buscou-se uma pesquisa com revisão integrativa da literatura, com método dedutivo, verificando como o mundo digital está inserido no rol de serviços disponibilizados pelo Poder Público, especialmente quanto à publicação de atos oficiais e processos de transparência, essenciais para o controle da sociedade junto aos entes públicos. O objetivo geral é aferir se a utilização das novas mídias digitais para divulgação de atos oficiais proporciona alcance mais abrangente junto à população. Os objetivos específicos buscados referem-se ao quanto essas mudanças comportamentais interverem nas formas de comunicação entre população e Poder Público e verificar se há necessidade de reformulação das formas de divulgação dos atos públicos, com introdução de novos processos de interação que visem a transparência dos gastos públicos. Sobre os resultados, constatou-se que diante da obrigação de promover a divulgação de forma massificada dos atos oficiais, deve o gestor público e os órgãos de controle inovar e buscar mecanismos que alcancem o universo de cidadãos inseridos nos meios digitais, uma vez que a legislação vigente, lei de acesso a informação, permite a utilização de tecnologias para fornecer dados de forma on-line.

Publicado

2022-07-11