Informação para Autores

Interessado em enviar para esta revista?

          Recomendamos que você analise a página Sobre a Revista para conhecer as políticas de seção da revista, bem como as Diretrizes para autores.

Autores precisam se Cadastrar na revista , antes de fazer a submissão,

Se já estiver registrado, pode simplesmente Acessar e iniciar o processo de cinco etapas.

 

                                                              Instruções para os Autores

Escopo e Política

           A Revista Nativa Americana de Ciências, Tecnologia e Inovação – RNACTI tem abrangência em todas as áreas do conhecimento, de caráter interdisciplinar, de fluxo contínuo semestral e revisada por pares, publicado pelo Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná (UniSL). Publica estudos em português, espanhol e inglês, originais, resultantes de pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias, desenvolvidas ou aplicadas em todo continente americano.

          Os objetivos da revista é promover a divulgação de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores ligados a instituições de ensino e de pesquisa do Brasil e de demais países dos continentes americanos. Além disso, facilitar o acesso de todos interessados às publicações que trazem informações científicas altamente relevantes através de acesso livre on-line e imediato ao seu conteúdo. Essa política aumenta a velocidade de publicação e o impacto dos artigos e seus autores.

          Em caso de aprovação e publicação do trabalho no periódico, os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade da revista, que adota a Licença e a política de acesso aberto, portanto, os textos estão disponíveis para que qualquer pessoa leia, baixe, copie, imprima, compartilhe, reutilize e distribua, com a devida citação da fonte e autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
          Na submissão de manuscritos ou resumos, resultados de pesquisas com seres humanos ou estudo em animais, é obrigatória a inclusão de declaração de que a pesquisa foi aprovada ou isenta de submissão por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Os  pacientes têm direito à privacidade. As informações de identificação pessoal não devem ser publicadas a menos que a informação seja essencial para propósitos científicos e que o paciente (ou seus pais ou tutores) outorgue um consentimento informado por escrito,
autorizando a publicação.

          Serão aceitos apenas os manuscritos formatados de acordo com essas Instruções e cuja temática se enquadre no escopo da revista, ao atendimento aos requisitos éticos e à verificação no sistema de detecção de plágio. Trabalhos que não atenderem a essas exigências serão recusados. A revista adota o sistemas específicos para identificação de plágio.

Processo de Avaliação

          O manuscrito aceito pelo editor é encaminhado para análise e emissão de parecer por, pelo menos, dois membros do Conselho Científico e/ou Pareceristas (Revisores) Ad Hoc, ambos constituídos por profissionais de notório saber, com titulação de doutorado, ou de grande experiência comprovada nas diversas áreas do conhecimento. O sigilo e o anonimato serão adotados para autor (es) e pareceristas durante todo este processo. Os revisores designados fazem comentários e oferecem sugestões para melhorar o manuscrito e, também, podem reprová-lo. O manuscrito revisado deve ser reapresentado pelo (s) autor (es) à esta revista acompanhado de carta informando as alterações realizadas ou, quando não realizadas, apresentando as devidas justificativas. Não havendo retorno do manuscrito em 30 dias, será considerado que os autores não têm mais interesse na publicação e o manuscrito será considerado reprovado. O manuscrito aprovado será publicado de acordo com o fluxo e o cronograma editorial da revista e respeitando as datas de aprovação.

          A submissão do manuscrito à esta revista deve ser feita por meio da plataforma Open Journal Systems (OJS), com o manuscrito na íntegra, tabelas, gráficos, figuras e imagens, além de outros documentos como a Declaração de Direitos Autorais.

 Classificação dos Manuscritos

São considerados para aceite e publicação os seguintes tipos de manuscritos:
- Artigos Originais: são artigos nos quais são informados os resultados obtidos em
pesquisas originais, utilizando abordagens quantitativas ou qualitativas. Também são
considerados originais as pesquisas de conteúdo histórico e os artigos metodológicos cujo foco seja os processos de coleta, análise e interpretação dos dados. Como estrutura devem apresentar o formato introdução, método, resultados e discussão e conclusão. As figuras, tabelas e gráficos não devem ultrapassar o número de cinco e cada uma delas deve ocupar uma lauda.

- Artigos de Revisão da Literatura: trata-se de artigos de revisão crítica da literatura sobre um tema ou problema específico. Devem ser descritos os tipos de revisão (integrativa ou sistemática), os métodos e procedimentos adotados para a realização do trabalho. A interpretação e conclusão dos autores devem estar presentes. Como estrutura, deve apresentar o formato introdução, objetivo, método, resultados, discussão e conclusão. As figuras, tabelas e gráficos não devem ultrapassar o número de cinco e cada uma delas deve ocupar uma lauda.

- Comunicação Breve: é a descrição de resultados preliminares de pesquisa de natureza
empírica, que possam ser apresentados de forma sucinta ou de análise de temas conjunturais. Deve conter, quando indicado: introdução, método, resultados, discussão, conclusão, referências. O máximo é de 3 mil palavras, incluindo corpo do manuscrito e referências. As figuras, tabelas e gráficos não devem ultrapassar o número de três e cada uma delas deve ocupar uma lauda.

Responsabilidade dos Autores

          Os manuscritos devem ser oriundos de estudos inéditos e destinarem-se exclusivamente à esta revista, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico. Os conceitos e opiniões expressos, bem como a exatidão e a procedência das citações, são de exclusiva responsabilidade do (s) autor (es). No caso de o manuscrito incluir tabelas e ilustrações previamente publicadas por outros autores e/ou em outros veículos, é dever do autor fornecer comprovante de autorização de reprodução, assinado pelos detentores dos direitos autorais dos mesmos. Quando parte do material do manuscrito já tiver sido apresentada em uma comunicação preliminar, em simpósio, congresso etc., esse fato deve ser citado como nota de rodapé na página de título, e uma cópia do texto da apresentação deve acompanhar a submissão do manuscrito.

 

Preparo do Manuscrito

          Para preparar o manuscrito, siga as orientações abaixo:

                O original deve ser escrito na terceira pessoa do singular com o verbo na voz ativa. O processador de textos utilizado deve ser o Microsoft Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço de 1,5 cm entre as linhas, com margens superior e inferior 2,5 cm e direita e esquerda com 3,0 cm, e com um número máximo de 20 folhas, tamanho do papel A4 (210 x 297mm) com páginas numeradas a partir da introdução. Não são aceitas notas de rodapé.

          Os manuscritos aceitos para publicação poderão ser modificados para se adequar ao estilo editorial-gráfico da revista, sem que, entretanto, nada de seu conteúdo técnico-científico seja alterado. Nesse caso, os autores serão previamente comunicados das mudanças ocorridas.

 

 PÁGINA DE TÍTULO "Template"

Deve conter:

a) Título

          Deve ser conciso, contendo somente as informações necessárias para a sua identificação. Em letra maiúscula e minúscula, até 150 caracteres sem espaços, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, justificado, não excedendo 14 palavras.

b) Autores

          Nome (s) por extenso do (s) autor (es). Indicar, para cada autor, a categoria profissional, o mais alto grau acadêmico, o (s) nome (s) do (s) departamento (s) e instituição (ões) a que o trabalho deverá ser atribuído, endereço eletrônico, cidade, Estado, país e Orcid iD.

c) Autor correspondente

          Nome, endereço e telefone do autor responsável pela correspondência sobre o manuscrito.

 

MANUSCRITO  "Template"

Resumo e descritores (palavras-chave)

          Todos os artigos deverão conter resumos estruturados em português e inglês, acompanhados dos descritores nos respectivos idiomas. A terminologia para os descritores deve ser denominada no artigo como a seguir: palavras-chave e key words. Para a sua redação e estilo, deve-se observar o que consta na NBR - 6028/2003 da ABNT. Cada resumo deverá conter no mínimo 150 e no máximo 250 palavras. Os descritores são palavras fundamentais que auxiliam na indexação dos artigos em bases de dados nacionais e internacionais. Os resumos devem vir acompanhados de no mínimo três e no máximo cinco descritores. No resumo, não devem ser feitas citações de referências, bem como quadros, tabelas ou figuras. As abreviaturas devem ser evitadas. A apresentação deve ser clara e objetiva dos pontos relevantes do texto, salientando as principais conclusões, de modo a permitir avaliar o interesse do artigo, prescindindo-se de sua leitura na íntegra.

Introdução

          O referencial teórico e as razões para executar a pesquisa devem estar detalhados de forma objetiva e clara. Citar referências atuais e pertinentes. Deve conter no último parágrafo o (s) objetivo (s) da pesquisa.

Método

          Deve ser claramente descrito como e por que o estudo foi realizado. O detalhamento de como o estudo foi realizado deve permitir que o leitor possa reproduzir a pesquisa realizada. O método inclui a descrição de delineamento, de seleção dos sujeitos da pesquisa, os critérios de inclusão e exclusão e a descrição da população-alvo, das técnicas de coleta, das variáveis coletadas, análise e interpretação
dos dados. Nos estudos quantitativos, os métodos estatísticos devem ser descritos com detalhes suficientes para que o leitor possa julgar sua adequação e conferir os resultados. Definir os termos estatísticos, as abreviações e símbolos. Se for usado algum pacote de programa estatístico, especifique a versão utilizada. Nos estudos qualitativos, detalhar a teoria, as fontes de informação, os sujeitos da pesquisa (quando pertinente), e as técnicas empregadas para coleta, síntese e análise. Quando forem relatados experimentos com seres humanos, indicar se os procedimentos seguidos estiveram de acordo com os padrões éticos do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em seres humanos da instituição que aprovou a pesquisa, com a Declaração de Helsinque (última versão de 2013) e com as Resoluções nº 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Não usar os nomes dos pacientes, iniciais ou números de registro, especialmente no material ilustrativo. No caso de experimentos envolvendo animais, indicar se foram seguidas as normas das instituições, dos Conselhos Nacionais de Pesquisa ou de alguma lei nacional sobre uso e cuidado com animais de laboratório. Toda revisão sistemática deverá ter seu protocolo publicado ou registrado em uma base de registro de revisões sistemáticas.

Resultados e discussões

          Apresentar os resultados relevantes de acordo com o objetivo do trabalho e registrando primeiro os resultados principais ou os mais importantes. Devem ser descritos somente os resultados encontrados, incluindo interpretação dos autores, comparação dos resultados com a literatura, relacionar as observações a outros estudos relevantes, apontar as limitações do estudo, enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo e as conclusões derivadas, incluindo sugestões para pesquisas futuras. Fornecer as informações referentes aos desfechos primários e secundários identificados na seção de métodos. Apresentar os resultados, tabelas e ilustrações em sequência lógica, atentando para que o texto complemente e não repita o que está descrito em tabelas e ilustrações. Restringir tabelas e ilustrações àquelas necessárias para explicar o argumento do artigo e para sustentá-lo. Usar gráficos como uma alternativa às tabelas com muitas entradas; não duplicar os dados em gráficos e tabelas. Definir os termos estatísticos, abreviações e símbolos.

Conclusão

          Deve ser fundamentada nos resultados encontrados e vinculada aos objetivos do estudo. Afirmações não qualificadas e conclusões não apoiadas por completo pelos dados não devem constar dessa seção. Na conclusão, não devem ser feitas citações de referências, bem como quadros, tabelas ou figuras.

Agradecimentos e Fontes de financiamento

          Os demais colaboradores, que não se enquadram nos critérios de autoria acima descritos, devem ter seus nomes referidos nesse item especificando o tipo de colaboração. Os autores são responsáveis pela obtenção de autorização escrita das pessoas nomeadas nos agradecimentos, já que se pode inferir que as mesmas concordam com o teor do trabalho.

          Em virtude da Portaria CAPES 206, de 4 de setembro de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de citação da CAPES, os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, público ou privado, para a realização da pesquisa (incluindo as agências de fomento). Quando houver fornecimento de material, insumo ou equipamento, gratuito ou com desconto para a realização da pesquisa, estes também devem ser mencionados, incluindo a empresa e a origem (cidade, estado e país). Na ausência de financiamento, os autores devem declarar que a pesquisa não recebeu financiamento para a sua realização.

Declaração de conflito de interesses

          É de responsabilidade dos autores a declaração sobre possíveis conflitos de interesse, incluindo interesses políticos ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais, insumos ou equipamentos utilizados no estudo. Quando não houver, escrever “Nada a declarar”.

Referências

          Devem ser elaboradas de acordo com a NBR 6023/2018 da ABNT. As referências podem ser ordenadas alfabeticamente, caso seja utilizado o sistema autor-data para as citações no texto, ou podem ser organizadas em ordem numérica crescente (algarismos arábicos), se for adotado o sistema numérico de citação (v. NBR 10520/2002, da ABNT). As abreviaturas dos títulos dos periódicos citados devem estar de acordo com a NBR 6032/1989 da ABNT e/ou com os índices especializados. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Serão incluídas na lista final todas as referências de textos que contribuíram efetivamente para a realização do trabalho, as quais, no entanto, não devem ultrapassar o número máximo de 20 para artigos oriundos de estudos primários. Para artigos de revisão bibliográfica, recomendamos o número de referências, suficientes, priorizando a qualidade do trabalho. Quanto aos trabalhos citados no texto, todos serão obrigatoriamente incluídos na lista de Referências.