Como trabalhar a alfabetização lúdica baseada em evidências

Autores/as

  • Gisleive Goes da Silva Correia Escola Municipal Professor Antonio Pereira - Campo Novo do Parecis / MT - Brasil
  • Rosemeire da Silva Bezerra Escola Municipal Professor Antonio Pereira - Campo Novo do Parecis / MT - Brasil

Resumen

Devido a relevância sobre o domínio da língua escrita por servir como ponte para o fator de mobilidade social, estar ou não plenamente alfabetizado, é determinante não só a vida presente das crianças, mas principalmente sua vida futura. Diante disso, este estudo objetivou demonstrar a importância da alfabetização lúdica baseada em evidência, consciência fonológica e o princípio alfabético no contexto da educação infantil. Para desenvolvimento do estudo foi feito uma revisão integrativa da literatura com o uso de artigos científicos localizados nos principais periódicos indexados nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, utilizando-se os descritores: princípio alfabético, consciência fonológica e alfabetização. A partir dos estudos utilizados em torno da temática dessa revisão, conclui-se que que a alfabetização lúdica baseada em evidência se torna importante por tornar a aprendizagem da leitura e escrita uma experiência prazerosa e marcante para as crianças.Os fonemas são os sons mais pequenos e distintivos em uma língua que pode mudar o significado de uma palavra, neste sentido, implica a capacidade de reconhecer, segmentar e manipular esses fonemas e que o princípio alfabético é de fundamental importância para que os alfabetizandos adquiram a habilidade de decodificar palavras escritas e compreender o sistema de escrita de uma língua e é um marco de grande relevância no processo de desenvolvimento da alfabetização sendo a base para a aquisição das habilidades de leitura e escrita.

Publicado

2024-05-02