Habilidades Sociais, Educação e Psicomotricidade: Revisão integrativa da literatura.

Authors

  • Kethllyn Oliveira Santos Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
  • Ana Carolina Barbosa Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
  • Susana Maria Mana de Araoz Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Keywords:

Pessoas com deficiência, Inclusão, Desenvolvimento, Atividades, Habilidades sociais

Abstract

Em estudo sobre Ensino Colaborativo, realizado em Escola de Ensino Fundamental foram levantadas dificuldades de relacionamento em turmas regulares que têm entre os alunos, alguns com Transtorno do Espectro Autista e outros com Deficiência Intelectual. Visando a necessidade de melhor entendimento sobre habilidades sociais foi organizado um estudo bibliográfico que teve por objetivo procurar maiores conhecimentos sobre habilidades sociais na escola que foi realizada com a procura de artigos em português nas fontes de informações eletrônicas de dados Google Acadêmico e Scientífic Electronic Library Online publicados entre 2010 e 2020 com os descritores: habilidades sociais; escola, desenvolvimento e psicomotricidade. Foram levantados vinte e um artigos dos quais foram escolhidos doze deles de acordo com os critérios de admissão estabelecidos. As divulgações sobre habilidades sociais incluindo psicomotricidade tiveram resultados positivos na redução de dificuldades comportamentais em escolares, auxiliando-os no relacionamento no âmbito escolar e nas relações interpessoais, proporcionando benefícios na saúde mental, prevenindo distúrbios emocionais e comportamentais, aproximando todos os alunos e assim favorecendo a inclusão no âmbito escolar. Pode-se concluir que o estudo bibliográfico realizado contribuiu com o conhecimento sobre o desenvolvimento das habilidades sociais ligadas às habilidades psicomotoras na escola para favorecer a melhoria nas relações entre todos e da inclusão em particular. 

Published

2021-09-06