Uso do metilfenidato para a melhoria do desempenho cognitivo em acadêmicos

Authors

  • Sarah Nunes Vieira Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
  • Daysa Pedrone Mateus Rodrigues Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
  • Cleidiane dos Santos Orssatto Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Abstract

O metilfenidato é um medicamento controlado prescrito para tratar o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O uso não supervisionado por pessoas saudáveis ​​em busca de melhorias acadêmicas pode resultar em sérios problemas a saúde, pois possui potencial de causar dependência física e psicológica. Esta revisão bibliográfica teve como objetivo investigar as evidências acerca dos benefícios e riscos envolvidos no uso de metilfenidato para a melhoria do desempenho cognitivo, além de identificar os fatores que levam ao uso indiscriminado deste fármaco por acadêmicos. Para isso realizou-se um levantamento bibliográfico de artigos científicos para a realização desse trabalho. As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: PubMed e Scielo, e a ferramenta de busca textual Google Acadêmico. Estudantes universitários frequentemente praticam a automedicação. Essa prática ocorre principalmente em períodos acadêmicos intensos, como tentativa de melhoria de desempenho. Apesar do uso amplamente difundido do metilfenidato para a melhoria do desempenho cognitivo, sua eficácia e segurança geram questionamentos, e seu mecanismo de ação ainda não foi totalmente esclarecido. É fundamental destacar que o uso de medicamentos prescritos, como o metilfenidato, deve acontecer somente sob a orientação e acompanhamento de um profissional médico.

Published

2024-01-29