Diabetes e Nutrição: o papel da nutrição no controle da glicose
Palavras-chave:
Bons h´´abitos, Glicose, Nutrição, Saúde pessoalResumo
Este trabalho apresenta a experiência de um projeto de extensão universitária voltado à promoção de hábitos alimentares saudáveis e à prevenção da diabetes mellitus tipo 2 (DM2) entre alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Carmen Rocha, em Ji-Paraná (RO). Diante do aumento alarmante da DM2 entre jovens, relacionado à má alimentação e ao sedentarismo, o projeto foi desenvolvido entre fevereiro e maio de 2025 por estudantes do 1º período de Medicina da Faculdade São Lucas, sob supervisão docente. A atividade consistiu em uma intervenção educativa realizada no laboratório de informática da escola, envolvendo levantamento bibliográfico, elaboração e aplicação de questionários pré e pós-intervenção, palestra interativa e dinâmicas com linguagem acessível e recursos visuais lúdicos. O objetivo foi não apenas informar, mas também motivar os alunos a refletirem sobre seus hábitos alimentares, respeitando a cultura local e suas realidades socioeconômicas, frequentemente marcadas por desigualdade, trabalho precoce e baixa perspectiva de acesso a oportunidades. Foram utilizados jogos, músicas regionais, expressões populares e exemplos do cotidiano local para facilitar a compreensão e engajamento das crianças. Os principais desafios envolveram adaptar o conteúdo técnico à linguagem infantil e promover conscientização sobre os riscos do consumo excessivo de açúcar. Os dados obtidos nos questionários foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo temática, demonstrando aumento significativo no entendimento dos estudantes sobre alimentação saudável e prevenção do diabetes. Como produto final, foi confeccionado um banner ilustrativo para apresentação dos resultados em eventos. A iniciativa fortaleceu a relação entre universidade e comunidade, contribuindo para a formação crítica dos acadêmicos e para a construção de uma educação em saúde mais próxima da realidade dos alunos, com impacto positivo percebido pelo interesse das crianças em novas ações educativas.
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