Instabilidade econômica, acesso à educação e a acessão social.

Autores

  • Francisco Carlos da Silva Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
  • Gisleive Góes da Silva Correia Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso

Resumo

Países em desenvolvimento possuem características similares por passarem por instabilidade econômica nos momentos de transição de planos governos e consequentemente a população mais carente é diretamente afetada. Para melhor compreendimento destes momentos vivenciados nestes países, se faz necessário estudos abrangentes e esclarecedores da importância das políticas públicas e a mudanças sociais por elas propostas. Diante disso, os objetivos deste estudo foram avaliar através de uma revisão na literatura quais as consequências sobre o acesso à educação no estado de instabilidade econômica e quais políticas públicas poderão ser adotadas. Para o desenvolvimento desta pesquisa efetuou-se uma revisão sistemática retrospectiva e análise crítica da literatura afim de responder os objetivos propostos neste estudo. A instabilidade econômica e política que passam os países em desenvolvimento pode afetar diretamente a superação das desigualdades sociais. Estes fatores instigam os especialistas das áreas pedagógicas a pensar sobre o papel da educação no processo de transformação social, tão importante para reduzir ás desigualdades. Quanto ao processo de formação profissional, percebe-se que o histórico sócio econômico e cultura influenciam nas decisões quanto as reformas nos seus sistemas educacionais e tem o objetivo de torná-los mais acessíveis, eficazes, democráticos e equitativos, sendo então fundamental para formação de professionais altamente qualificados e preparados para enfrentar a transformação social e de produtividade que está ocorrendo em função dos desdobramentos políticos, sociais e éticos. Assim, conclui-se que a história cultural e sócio-econômica de uma população influenciam diretamente na progreção e acessão sócio-econômica e impácta diretamente nas pespectivas de crescimento de gerações futuras.

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Publicado

2021-12-24