Instabilidade econômica, acesso à educação e a acessão social.
Resumo
Países em desenvolvimento possuem características similares por passarem por instabilidade econômica nos momentos de transição de planos governos e consequentemente a população mais carente é diretamente afetada. Para melhor compreendimento destes momentos vivenciados nestes países, se faz necessário estudos abrangentes e esclarecedores da importância das políticas públicas e a mudanças sociais por elas propostas. Diante disso, os objetivos deste estudo foram avaliar através de uma revisão na literatura quais as consequências sobre o acesso à educação no estado de instabilidade econômica e quais políticas públicas poderão ser adotadas. Para o desenvolvimento desta pesquisa efetuou-se uma revisão sistemática retrospectiva e análise crítica da literatura afim de responder os objetivos propostos neste estudo. A instabilidade econômica e política que passam os países em desenvolvimento pode afetar diretamente a superação das desigualdades sociais. Estes fatores instigam os especialistas das áreas pedagógicas a pensar sobre o papel da educação no processo de transformação social, tão importante para reduzir ás desigualdades. Quanto ao processo de formação profissional, percebe-se que o histórico sócio econômico e cultura influenciam nas decisões quanto as reformas nos seus sistemas educacionais e tem o objetivo de torná-los mais acessíveis, eficazes, democráticos e equitativos, sendo então fundamental para formação de professionais altamente qualificados e preparados para enfrentar a transformação social e de produtividade que está ocorrendo em função dos desdobramentos políticos, sociais e éticos. Assim, conclui-se que a história cultural e sócio-econômica de uma população influenciam diretamente na progreção e acessão sócio-econômica e impácta diretamente nas pespectivas de crescimento de gerações futuras.