Atendimento ao cliente como fator importante para as empresas
Palavras-chave:
ClienteResumo
No mundo dos negócios altamente competitivo de hoje, a busca ininterrupta pela excelência é algo contínuo. As empresas estão sempre em busca de maneiras de se destacar, conquistar novos clientes e, o mais importante, manter os clientes existentes satisfeitos. Nesse contexto, o atendimento ao cliente manifesta-se como um fator crítico que não pode ser subestimado, o mesmo deve ser priorizado dentro da organização para que tenha sucesso no mercado. Em conformidade com NASCIMENTO, et al (p.02, 2018), as empresas que buscam se desenvolver compreende a importância de investir na qualidade do atendimento, pois os clientes são aqueles que consomem produtos, serviços e geram receita para as organizações. A qualidade do atendimento se refere ao grau de excelência, eficiência e satisfação experimentados pelos clientes, quanto a forma que os colaboradores reagem com os clientes, é importante que as empresas forneçam treinamentos adequados para atender as expectativas de forma eficaz e consistente dos consumidores. O atendimento ao cliente não é apenas uma característica do negócio, é o pilar crucial que sustenta o sucesso a longo prazo de qualquer empresa. A qualidade do atendimento ao cliente não apenas afeta a percepção dos clientes sobre a empresa, mas também tem um impacto direto nos resultados financeiros e no desempenho geral do negócio. Como resultado, surge uma problemática que todos os gestores e empresários enfrentam: como o atendimento ao cliente interfere nos resultados obtidos pela empresa? Através desse assunto abordado no qual tem como objetivo geral: explorar como o atendimento ao cliente interfere nos resultados obtidos pela empresa. Com os objetivos específicos: Qualidade como fator de crescimento no atendimento das empresas; Satisfação dos clientes como estratégia fundamental de desempenho empresarial; Treinamento de serviços como qualidade organizacional.