Habilidades sociais, educação e psicomotricidade: revisão de publicações.
Palavras-chave:
Ensino Colaborativo, Autismo, Deficiência IntelectualResumo
Em pesquisa ação executada como ensino colaborativo realizada em escola de ensino fundamental, foram levantadas dificuldades de relacionamento em turmas regulares que têm entre os alunos, alguns com Transtorno do Espectro Autista e outros com Deficiência Intelectual. Sendo assim, foi definido como objetivo aprofundar o conhecimento sobre habilidades sociais e psicomotricidade. O estudo foi bibliográfico, que tem por finalidade desenvolver, esclarecer e tentar relacionar conceitos e ideias para formulação de abordagens mais condizentes com o desenvolvimento de pesquisas posteriores. Foi realizado levantamento de artigos em português publicados em bases de dados entre 2015 e 2020 com os descritores: habilidades sociais; escolares, desenvolvimento e psicomotricidade. Foram levantados vinte e um artigos dos quais foram escolhidos onze. Foi levantado que o trabalho com habilidades sociais acarreta em dados positivos na redução de dificuldades comportamentais de escolares, auxiliando-os no relacionamento no âmbito escolar e nas relações interpessoais, proporcionando benefícios na saúde mental, prevenindo distúrbios emocionais e comportamentais. Através das atividades de psicomotricidade é facilitada a inclusão de alunos com deficiência no âmbito escolar auxiliando no desenvolvimento motor e social, aproximando todos os alunos e assim favorecendo a inclusão. Do levantamento realizado pode-se observar que os resultados das pesquisas levaram à melhoria em habilidades sociais através de trabalhos psicomotores em escolares, facilitando a ação por uma escola inclusiva.