Formação do preço de venda utilizando método markup em uma microempresa de produtos homeopáticos
Resumo
Os gestores das micro e pequenas empresas necessitam de alternativas que possam os auxiliar na precificação de seus produtos, e o método mais utilizado para produtos, mercadorias e serviços é o Markup, embora não seja o único método utilizado para precificar, mas pode ser acatado como ponto de referência para a empresa praticar preços alinhados com o mercado, com as suas demandas e com o público, sem prejudicar no seu potencial competitivo. O método mais utilizado nas microempresas e empresas de pequeno porte para formação do preço de venda de produtos, mercadorias e serviços é o markup, embora não seja o único método utilizado para precificar, mas pode ser acatado como ponto de referência para a empresa praticar preços alinhados com o mercado, com as suas demandas e com o público, sem prejudicar no seu potencial competitivo. Desse modo, questiona-se: Como a método markup poderá contribuir na gestão de vendas de produtos homeopáticos no tocante à lucratividade esperada pela empresa? Neste sentido, o objetivo geral deste estudo visa demonstrar a utilização do método Markup para determinar a precificação de produtos homeopáticos em uma microempresa localizada no município de Ouro Preto do Oeste/RO, e os objetivos específicos são: descrever os pontos importantes do Markup, verificar os métodos de precificação utilizados pela empresa e a margem de lucro apresentada.