Sociedade, Promoção e Educação em Saúde: intersetorialidade nas intervenções de saúde
Resumo
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. (Organização Mundial de Saúde) “Que tipo de saúde deve ser a Saúde-da-Promoção-de-Saúde?” Um modo de gerar saúde costuma ser inadequado, incorreto revelando uma visão estreitamente biomédica, tecnicista. A visão negativista tem como o ausência de doença, o negativo, sobremaneira pensamos que a promoção de Saúde seria uma visão “positiva” de uma percepção ampla, integrada e complexa. (CZERESNIA; FREITAS, 2003). As atribulações gerais do mundo moderno, especialmente as atividades do trabalho e tarefas do cotidiano levam a hábitos errados e prejudiciais saúde: má-alimentação que consequentemente levará a subnutrição, falta de cuiddos com a saúde e com o corpo, falta de exercícios físicos, pela falta de tempo e exigências gerais do cotidiano, que necessita de uma rigorosa mudança de hábitos. (MATSUDO et al., 2007). No início do século XX, higiniestas observaram os indíces de adoecimento da população após práticas educativas em sáude. A promoção em sáude era facultada como educação em saúde. O significado de ações educativas em saúde é mais vasto e considerada um instrumento da promoção em sáude, que objetiva o entendimento do indivíduo pela sua autorresposabilidade na prevenção de doenças. (JANINI; BESSLER; VARGAS, 2015). As condicinantes para a qualidade de vida, tais como: habitação, trabalho, ambiente, educação, lazer, foram associados a outros conceitos das políticas publicas e ajustados às demandas da sociedade e agregadas na Politíca Nacional de Promoção da Saúde ( PNPS), visando a educação com importancia imensurável para a promoção da saúde, para transformar práticas e comportamentos, desenvolver autonomia e qualidade de vida do usuário. (BRASIL, 2010, P. 17). A educação em saúde terá maior apraz, quando o entendimento do outro não for apenas cognitivo e na crença da ciência e sim pautado na capacidade de entender o outro em sua totalidade, difícil de abraçar. É a facilidade de entender a diferença do outro em um mundo contemporâneo. As diferenças práticas, de classes sociais, de escolaridade, heterogeneidade e aspectos sócio demográficos. A anulação da diversidade, coloca o profissional de saúde em sua representação de normatizar práticas. (COHN, 2011). O inter-relacionamento da promoção e a educação em saúde, desencadeiam questionamentos das perspectivas sociais relevantes. As informações proporcionadas pelas campanhas educativas e promotoras saúde atingirão indivíduos inseridos de diferentes inserções sociais? Este estudo tem por objetivo demonstrar as conexões das políticas públicas de saúde e a intersetorialidade de educação e promoção da saúde no contexto individual e coletivo na heterogeneidade social.