Influência do marketing verde para tomada de decisão nas compras dos universitários de Ji-Paraná

Autores

  • Iara Silva Vieira iarinha Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná
  • Márcia Cristina Teixeira Silva

Palavras-chave:

Marketing Verde, Comportamento do Consumidor, Jovens

Resumo

O marketing verde é uma estratégia que serve para mostrar ao seu consumidor um diferencial do seu produto, visto que tem como finalidade diminuir os impactos ambientais e ao mesmo tempo permite satisfazer necessidades de pessoas e de grupos que tenham o mesmo interesse. O presente artigo tem como objetivo principal, analisar a percepção do universitário perante o marketing verde, e sua influência nas suas decisões de compras. Para isso foi necessário: investigar se o marketing verde é percebido pelos consumidores universitários; identificar se os consumidores universitários fazem uso de produtos verdes; analisar a consciência ambiental dos universitários; analisar se universitários tem conhecimento do selo verde e qual o perfil dos consumidores; avaliar quais são os fatores que influenciam a tomada de decisão para esse consumo verde. Que por sua vez trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada através de análise quantitativa e teve como alvo acadêmicos de um centro universitário, sendo utilizado o modelo de questionário fechado, aplicados por intermédio da ferramenta Google Forms. Onde se obteve os resultados parciais que se seguem: aproximadamente 80% dos acadêmicos entendem o que é o marketing verde e são sensíveis a propagandas em prol desse tipo de marketing, 86% acreditam que o marketing verde é capaz de reverter os danos ambientais, porém acreditam que o preço dos produtos sejam um empecilho para adquirir esse nicho de mercado, o que é demostrado por 67,6% que raramente ou ocasionalmente utilizam esse tipo produtos.

Publicado

2021-03-17

Edição

Seção

Resumo Expandido - VIII Fórum Rondoniense de Pesquisa