Diagnóstico do conhecimento da educação financeira dos 3º ano do ensino médio de Ji-Paraná, estado de Rondônia.
Palavras-chave:
educação financeira, conhecimento financeiro, finanças, escolasResumo
Na situação sobre os referidos jovens estudantes do ensino médio da cidade de Ji-Paraná, será abordado o grau de conhecimento que os alunos possuem na área da Educação Financeira. Vez que, não foram encontradas pesquisas que apontem resultados significativos dentro dessa região abrangida. Nesse sentido o objetivo geral deste é analisar o nível de conhecimento dos jovens do 3º ano do ensino médio referente a área de Educação Financeira. Subdividindo-se com alguns objetivos específicos, sendo eles a coleta de dados através da aplicação de questionário aos alunos do 3º ano ensino médio; diagnosticar as fontes de informação sobre educação financeira recebida por estes jovens; analisar o nível de conhecimento atual sobre Educação Financeira. Assim, escolhendo as redes de escolas do setor público, de ensino médio, com objetivo de obter dados sociodemográficos, conhecimento financeiro e as fontes desse conhecimento, o formulário foi empregador por meio da ferramenta virtual Google Forms. Após a análise parcial foi identificado o baixo nível de conhecimento na área da Educação Financeira, apesar da maioria já ter presenciado aulas sobre o assunto, porém, ocorre que a maioria não chegou a ler livros a respeito de finanças. Alunos que já possuem renda, apresentam baixo conhecimento da referida área, assim como quem já possui algum dependente. Mesmo sendo realizado apenas uma análise parcial, os resultados preliminares caracterizam uma juventude de baixo conhecimento sobre finanças.