Saúde Mental dos Adolescentes no Ensino Fundamental Público do Interior do Estado de Rondônia.
Resumo
Saúde mental é conceituada como o bem-estar psicoemocional dos indivíduos. A saúde mental não diz respeito apenas a ausência de transtornos mentais, refere-se também ao estado de equilíbrio emocional e psicológico no qual a pessoa precisa para enfrentar os desafios cotidianos, realizar suas atividades de forma eficaz e contribuir com a comunidade. A adolescência é uma fase marcada por mudanças significativas, tanto físicas quanto emocionais, evidenciada por fatores hormonais, alterações psicológicas, conflitos familiares intensos, entre outros. O objetivo desse estudo foi realizar uma intervenção, para avaliar de forma observacional a saúde mental dos adolescentes e a procura por suporte adequado. Assim como, orientar e promover estratégias eficazes que forneçam suporte emocional e psicológico. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido na disciplina obrigatória de estágio supervisionado na atenção básica, do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná, no décimo semestre do curso de Enfermagem. A experiência foi vivenciada por 6 acadêmicos de Enfermagem em uma escola pública de ensino fundamental e médio da cidade de Ji-Paraná - RO. A atividade foi realizada em turmas do Ensino Fundamental em duas escolas públicas de Ji-Paraná, com cerca de 150 estudantes com idades entre 12 a 16 anos. O campo da atividade foi selecionado conforme a demanda da programação referente ao setembro amarelo do Centro de Atenção Psicossocial II - CAPS. A temática abordada foi, sinais emocionais que indicam a necessidade de buscar ajuda, onde se executou por meio de uma roda de conversa e uma dinâmica interativa. As experiências dessas intervenções foram reveladoras, e mostrou a importância de criar espaços seguros e informativos para que jovens possam expressar suas preocupações e buscar o suporte necessário. Acredita-se que, ao proporcionar informação e apoio, é possível contribuir com um ambiente mais acolhedor e consciente, onde a saúde mental é tratada com a seriedade merecida. Esta experiência destacou a necessidade de criar espaços seguros e informativos nas escolas públicas para apoiar a saúde mental dos estudantes, além de reafirmar que eles não estão sozinhos. Acredita-se que essas ações contribuem para um ambiente escolar mais acolhedor e consciente, essencial para o bem-estar dos jovens.