Internacionalização de empresas brasileiras no exterior modalidade Franchising

Autores

  • Ângelo Moura Araújo et al., Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Resumo

Com a globalização, se intensificou o segmento de internacionalização de franquias, pois são custos menores e riscos menores no mercado. Maçães (2017) aborda “Perante o cenário de multinacionalização e globalização que acabámos de descrever, as empresas são motivadas a atravessar as fronteiras dos seus países para operarem numa base mundial.” A raiz da internacionalização de franquias é o fenômeno da globalização, que fez surgir, no mercado internacional, amplas oportunidades para as empresas. Desde a década de 1980, a internacionalização de franquias dos Estados Unidos é bastante significativa. Já́ em 1990, havia mais de 70 mil unidades franqueadas em outros países. (MELO E ANDREASSI, 2012 p.73). É uma estratégia de expansão da empresa e fortalecimento da marca, porém, com a entrada de novas empresas no Brasil, as empresas entraram em uma encruzilhada entre decidir se expandir para outros países ou se manter no Brasil com o posicionamento de defesa, oferecendo produtos com preços mais atrativos.

Downloads

Publicado

2024-01-08