Análise de satisfação dos clientes em uma empresa de equipamento de injeção eletrônica
Resumo
Numa empresa que trabalha com equipamentos de injeção eletrônica numa cidade da Amazônia Ocidental enfrentava problemas, pois seus gestores não sabiam se os clientes estavam satisfeitos ou dispostos a recomendar seus produtos. Uma pesquisa de satisfação foi realizada para entender as preocupações dos clientes em relação aos produtos, atendimento e pós-venda. Sendo assim, questiona-se, qual o nível de satisfação dos clientes em uma empresa de equipamentos de injeção eletrônica? No mundo empresarial, entender a opinião do cliente sobre produtos/serviços é crucial, pois clientes satisfeitos são a base da empresa. A pesquisa de satisfação é um indicador de futuras compras e lealdade à marca. A importância do estudo, focou na satisfação do cliente em relação ao atendimento e ao produto. Entender o freguês é vital para corrigir falhas, melhorar o relacionamento e atrair mais consumidores. O método utilizado envolveu questionários claros aplicados aos clientes, seguidos pela análise dos resultados para solucionar problemas de forma eficaz. Entender a opinião do cliente é essencial para garantir sua satisfação e melhorar produtos e serviços. Segundo Casas (2019, p. 57), é necessário criar procedimentos para que o consumidor possa de alguma forma manifestar a própria opinião, pois nem sempre um cliente faz reclamações quando o mesmo se encontra insatisfeito com algum produto, serviço prestado ou até mesmo a maneira como foi atendido. Conforme Anunciação (2021, p. 95 e 96), a empresa deve conhecer seus clientes para que a mesma tenha sucesso nas vendas dos produtos/serviços, assim, a estratégia da empresa deve ser feita em cima do seu público-alvo, e para isso acontecer as empresas devem fazer uma pesquisa de análise de mercado, para que assim a entidade possa aprender os gostos de seus consumidores e desenvolver o produto/serviço de acordo com o que seus consumidores desejam. De acordo com TANI, Zuleica R. (2018, p.11), o atendimento ao cliente é ouvir, estar atento, compreender e oferecer a resolução do problema para as pessoas que estão em busca de determinado produto ou serviço. Dominar a arte de atender é o grande artimanha e segredo de cada entidade. Um atendimento de excelência, torna o público um cliente e também se fideliza à marca do produto/serviço. Em concordância com Anunciação (2021, p. 124), o NPS (Net Promoter Score) é uma abordagem que avalia o nível de contentamento do cliente, possibilitando uma visão abrangente da fidelização do consumidor. Conforme o escritor afirma, "[...] é a métrica mais eficaz, que, por si só, é capaz de avaliar a dinâmica entre um cliente e uma marca". Portanto, é fundamental escutar o cliente e compreender suas preferências. Sendo a ferramenta mais conhecida e utilizada no mercado para pesquisas de satisfação. Segundo Casas (2019 p. 85), uma estratégia importante para fidelizar os clientes, é a atenção voltada aos fregueses durante o pós-venda. Na atualidade os consumidores procuram um acolhimento cada vez mais diferenciado e as decisões pelos produtos/serviços não são só através de um atendimento de excelência, mas sim por toda uma ligação entre preços bons e qualidade, e também, pela preocupação da entidade em saber o grau de satisfação, desejos, demandas dos seus clientes. Clientes avaliam tudo na compra, desde o atendimento até o pós-venda. É vital que a empresa cuide desses detalhes, pois clientes satisfeitos tendem a indicar a empresa a outros e a fazer compras futuras. O estudo foi voltado para o setor comercial de uma empresa, que se localizava na Amazônia Ocidental, com clientes que abrangiam todo o território nacional. No qual, teve como objetivo geral: analisar a satisfação dos clientes em uma empresa de equipamentos de injeção eletrônica localizada na cidade da Amazônia Ocidental. E para isso se teve como objetivo específicos: diagnosticar como a empresa avalia a satisfação de seus clientes; entender quais os critérios de atendimento são adequados ao ramo de atividade da empresa X; analisar o nível de satisfação dos clientes na empresa X e propor melhorias para aumento da satisfação do cliente na empresa X.