Análise de satisfação dos clientes em uma empresa de equipamento de injeção eletrônica

Autores

  • Cássia Caroline do Nascimento Francisco et al., Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Resumo

Numa empresa que trabalha com equipamentos de injeção eletrônica numa cidade da Amazônia Ocidental enfrentava problemas, pois seus gestores não sabiam se os clientes estavam satisfeitos ou dispostos a recomendar seus produtos. Uma pesquisa de satisfação foi realizada para entender as preocupações dos clientes em relação aos produtos, atendimento e pós-venda. Sendo assim, questiona-se, qual o nível de satisfação dos clientes em uma empresa de equipamentos de injeção eletrônica? No mundo empresarial, entender a opinião do cliente sobre produtos/serviços é crucial, pois clientes satisfeitos são a base da empresa. A pesquisa de satisfação é um indicador de futuras compras e lealdade à marca. A importância do estudo, focou na satisfação do cliente em relação ao atendimento e ao produto. Entender o freguês é vital para corrigir falhas, melhorar o relacionamento e atrair mais consumidores. O método utilizado envolveu questionários claros aplicados aos clientes, seguidos pela análise dos resultados para solucionar problemas de forma eficaz. Entender a opinião do cliente é essencial para garantir sua satisfação e melhorar produtos e serviços. Segundo Casas (2019, p. 57), é necessário criar procedimentos para que o consumidor possa de alguma forma manifestar a própria opinião, pois nem sempre um cliente faz reclamações quando o mesmo se encontra insatisfeito com algum produto, serviço prestado ou até mesmo a maneira como foi atendido. Conforme Anunciação (2021, p. 95 e 96), a empresa deve conhecer seus clientes para que a mesma tenha sucesso nas vendas dos produtos/serviços, assim, a estratégia da empresa deve ser feita em cima do seu público-alvo, e para isso acontecer as empresas devem fazer uma pesquisa de análise de mercado, para que assim a entidade possa aprender os gostos de seus consumidores e desenvolver o produto/serviço de acordo com o que seus consumidores desejam. De acordo com TANI, Zuleica R. (2018, p.11), o atendimento ao cliente é ouvir, estar atento, compreender e oferecer a resolução do problema para as pessoas que estão em busca de determinado produto ou serviço. Dominar a arte de atender é o grande artimanha e segredo de cada entidade. Um atendimento de excelência, torna o público um cliente e também se fideliza à marca do produto/serviço. Em concordância com Anunciação (2021, p. 124), o NPS (Net Promoter Score) é uma abordagem que avalia o nível de contentamento do cliente, possibilitando uma visão abrangente da fidelização do consumidor. Conforme o escritor afirma, "[...] é a métrica mais eficaz, que, por si só, é capaz de avaliar a dinâmica entre um cliente e uma marca". Portanto, é fundamental escutar o cliente e compreender suas preferências. Sendo a ferramenta mais conhecida e utilizada no mercado para pesquisas de satisfação. Segundo Casas (2019 p. 85), uma estratégia importante para fidelizar os clientes, é a atenção voltada aos fregueses durante o pós-venda. Na atualidade os consumidores procuram um acolhimento cada vez mais diferenciado e as decisões pelos produtos/serviços não são só através de um atendimento de excelência, mas sim por toda uma ligação entre preços bons e qualidade, e também, pela preocupação da entidade em saber o grau de satisfação, desejos, demandas dos seus clientes. Clientes avaliam tudo na compra, desde o atendimento até o pós-venda. É vital que a empresa cuide desses detalhes, pois clientes satisfeitos tendem a indicar a empresa a outros e a fazer compras futuras. O estudo foi voltado para o setor comercial de uma empresa, que se localizava na Amazônia Ocidental, com clientes que abrangiam todo o território nacional. No qual, teve como objetivo geral: analisar a satisfação dos clientes em uma empresa de equipamentos de injeção eletrônica localizada na cidade da Amazônia Ocidental. E para isso se teve como objetivo específicos: diagnosticar como a empresa avalia a satisfação de seus clientes; entender quais os critérios de atendimento são adequados ao ramo de atividade da empresa X; analisar o nível de satisfação dos clientes na empresa X e propor melhorias para aumento da satisfação do cliente na empresa X.

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Publicado

2024-01-08