Empresas brasileiras na modalidade Franchising no exterior

Autores/as

  • Dhemison de Oliveira Freitas et al., Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Resumen

A raiz da internacionalização de franquias é o fenômeno da globalização, que fez surgir, no mercado internacional, amplas oportunidades para as empresas. Desde a década de 1980, a internacionalização de franquias dos Estados Unidos é bastante significativa. Já́ em 1990, havia mais de 70 mil unidades franqueadas em outros países. MELO E ANDREASSI, (2012, P.73). Com a globalização, o segmento de internacionalização de franquias se tornou mais intenso devido aos menores custos e riscos no mercado. Essa é uma estratégia de expansão e fortalecimento da marca, mas com a entrada de novas empresas no Brasil, as empresas enfrentam a decisão de expandir para outros países ou permanecer no Brasil com preços mais competitivos. O processo de internacionalização enfrenta várias barreiras, exigindo estudos sobre o país, cultura, alimentação, vestuário e legislação. O maior case de sucesso Brasileiro é O Boticário. Atualmente é a segunda maior franqueadora do Brasil com 3.867 unidades de franquias no Brasil e 64 unidades de exterior e mais de 920 pontos de vendas, dados de 2022. O grande sucesso da empresa tem conta o domínio no cenário brasileira sendo uma empresa de mais de 40 anos que entendeu como funciona o processo de franquear fora do Brasil.

Publicado

2024-01-08