Análise do marketing estratégico em ONG’S e entidades de obras sociais
Resumen
Esse artigo baseou-se em um Centro Educativo Social, que conta com um público de jovens e oferece cerca de 05 cursos, como informática, mecânica de manutenção de motocicleta, violão, teclado e treinamento de profissionalização para o mercado de trabalho para jovens aprendizes. As Organizações Não Governamentais (ONG’s) exercem um papel fundamental em diferentes áreas, são instituições privadas que não tem fins lucrativos e atuam em diversas áreas e podem ser ligadas a diversas causas. Podem trabalhar em muitos setores da sociedade que identifiquem uma fragilidade não preenchida pelos governos. A falta de investimento em marketing é um grande problema para diversas empresas, na maioria das empresas públicas e privadas são diariamente investido o marketing para melhoramento na divulgação e aumento de recursos, e em ONG’s e Entidades Sociais não poderia ser diferente. Segundo Pride e Ferrel (2016, p.19) as empresas precisam se envolver com o marketing para sobreviver e crescer, e as atividades de marketing são necessárias para alcançar os clientes e oferecer os produtos. Com isso, o impacto que o marketing pode causar em uma empresa pode chegar a um ponto de total direcionamento de estratégias, assim visando obter melhores resultados. Esse estudo retratará que ao ser observado a falta de visibilidade de marketing que ONG's e entidades de obras sociais possui, notou-se a viabilidade de elaboração de um projeto onde poderia ser aprofundado como implementar essa área dentro desses locais. O projeto tem por foco, portanto, essa elaboração de como pode-se implementar o marketing estratégico dentro de ONG's e entidades de obras sociais. Desse modo, teve como objetivo geral propor um projeto de implementação de marketing para aumentar a visibilidade de ONG’s e Entidades de Obras Sociais. E para que isso decorresse de forma adequada foram necessários os seguintes objetivos específicos: O Diagnóstico do marketing atual da empresa, estruturar um projeto de marketing para a ONG e propor plano de implementação de projeto de marketing estruturado para a ONG.