Estratégias de fidelização de clientes em um comércio de produtos para nutrição animal

Autores/as

  • Angélica Nunes de Souza et al., Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Resumen

A fidelização de cliente se trata de uma construção de relacionamento e de confiança entre o cliente e a empresa, pois trata-se de um mercado competitivo onde muitas empresas disputam espaço no mercado, por esse motivo é de grande importância a utilização de estratégias para alcançar o nível de fidelidade necessário. Para Kotler (2017), a fidelização de clientes é fundamental porque é muito mais caro conquistar um novo cliente do que manter um cliente já existente. Além disso, os clientes fiéis tendem a gerar mais lucros, pois compram com mais frequência e são mais tolerantes a indicar novos clientes, pois, se tornam fiéis à marca e a empresa. O uso de técnicas para auxiliar na boa relação entre a empresa e o público é de suma importância, tais como: oferecer atendimento excepcional, oferecer programas de fidelidade, buscar feedback dos clientes, oferecer produtos de acordo com a demanda, entre outros (SEBRAE; 2022). As empresas possuem dificuldades em acompanhar as evoluções do mercado atual que facilite os processos de compra e que traga boas experiências para os clientes. (INFOX, 2021). Tendo como o principal motivo a falta de treinamento de colaboradores, falta de bom atendimento, falta de clareza sobre o comportamento do consumidor e qualidades dos produtos, etc. Este problema também tem afetado as empresas do ramo do agronegócio onde a empresa estudada está inserida. Este estudo teve por objetivo geral: Elaborar estratégias de fidelização que contribuam para o aumento das vendas na empresa inserida no ramo do agronegócio. Sendo assim, se fez necessário diagnosticar as estratégias de fidelização utilizadas e sua efetividade dentro da organização; pesquisar estratégias adequadas para atendimento e fidelização para o setor de vendas; e elaborar uma proposta com estratégias de fidelização que se adequasse à realidade da empresa, caso se faça necessário. A importância deste artigo se fez devido a estudos apontarem que, quanto mais os clientes são fiéis a organização, mais lucrativo e organizado se torna, podendo gerar um aumento de 95% dos lucros que a entidade possui (SEBRAE, 2022). Segundo Tani (2018) a existência de uma distinção entre público e cliente, onde o ato de ouvir, observar, compreender e fornecer soluções no atendimento ao público pode se diferenciar para qualquer pessoa que esteja procurando satisfazer uma determinada necessidade. Por outro lado, o atendimento ao cliente é direcionado às pessoas que buscam um produto ou serviço específico. Desta forma, fazer com que a empresa siga um processo de fidelização, consiste em esforço contínuo por parte da organização, pois garante com que o consumidor tenha uma experiência positiva em relação ao atendimento e serviço prestado. Contudo o tema teve pertinência pois, é crucial que as organizações fiquem atentas às novas tendências do mercado, em relação a importância do atendimento ao cliente.

Publicado

2024-01-08