O endomarketing como fator para promoção de engajamento em uma indústria de grãos
Resumen
Segundo Carvalho (2022), diferentemente do marketing que visa a satisfação das necessidades e desejos dos clientes, prezando pelo bom relacionamento entre a organização e os mesmos, o endomarketing cuida do relacionamento entre a empresa e o empregado. Portanto, é possível constatar que o endomarketing, trata-se de uma ferramenta voltada para o desenvolvimento de ações internas na organização, a fim de atender e satisfazer a demanda dos colaboradores, incentivando-os a serem capazes e dispostos a prestar um serviço de alta qualidade, em setores de recursos humanos, comunicação, marketing e entre outros da empresa. Pode-se considerar o endomarketing como o marketing interno da organização, pois de acordo com Zenaro (2013), o próprio surge como um elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado. Vender o produto para o funcionário passa a ser tão importante quanto realizar a venda para o cliente. Segundo Rocha (2012 Apud França, 2013, p.126), “a comunicação é mais do que fundamental, é imprescindível. Ela é o grande benefício e o grande mal de todas as organizações”. Diante a frase do autor, compreende-se que a comunicação é essencial para a sobrevivência dos seres humanos, um fator que pode tanto trazer benefícios quanto malefícios para as empresas dependendo do modo como é utilizado. Tanto o Endomarketing quanto a comunicação interna andam juntos em si, porém, torna-se necessário realizar uma separação entre os dois termos. Almeida (2019), informa que o endomarketing tem o objetivo de mudar ou reforçar o comportamento dos colaboradores com o intuito de motivá-los utilizando estímulos externos. Por outro lado, a comunicação interna busca manter os funcionários informados no cotidiano. Nas organizações, uma estratégia bem-sucedida proposta pelo endomarketing, permite aumentar o grau de compromisso e de lealdade dos colaboradores, que ficam mais motivados ao perceberem que sua empresa preza pela qualidade de trabalho e o bem-estar de seus funcionários. Desse modo, a motivação aumenta a produtividade, pois para se entregar algo com uma qualidade melhor torna-se importante buscar bons resultados (NASCIMENTO; MARI, 2019). Para Vieira (2019), o endomarketing trata-se de um fator essencial por influenciar positivamente entidades, em problemas como: absenteísmo, baixa produtividade, incompatibilidade de relacionamentos e outras situações que afetam a produtividade e a qualidade dos níveis de serviço e podem ser refletidos ao público externo. Ainda de acordo com Vieira (2019), o tema descrito exerce um papel de extrema importância na comunicação interna e nas relações interpessoais entre os colaboradores, impactando no desenvolvimento da motivação dos empregados, para conseguir resultados significativos. Além de contribuir com os processos gerenciais, que ao serem implementados com o planejamento, possibilitam aumentar o desempenho dos colaboradores. No contexto de uma indústria de grãos, observa-se a existência de desafios em sua área administrativa dentre as quais se encontram: Falhas na comunicação interna entre os gestores e colaboradores, por se tratar de uma organização de grande porte, falhas em seu marketing interno. Desmotivação dos colaboradores a utilização de EPIs e ao realizarem seu trabalho diariamente, juntamente da necessidade de fortalecimento da produtividade dos colaboradores, observado através de análises gráficas. De acordo com os pensamentos de Patrício (2016), o endomarketing permite alinhar os interesses empresariais, incluindo sua missão, visão e valores com seus colaboradores, promovendo uma intercomunicação para criar um ambiente colaborativo entre os membros da empresa. Portanto, este estudo possui como objetivo: Propor ações de endomarketing como meio engajador dos colaboradores em uma indústria de grãos. Para alcançar esse objetivo buscou-se verificar como as ações do endomarketing podem influenciar na comunicação interna e na produtividade dos colaboradores na organização, investigar por meio de um diagnóstico como se encontra a motivação e o engajamento dos colaboradores, formular as ações do endomarketing, dentro do planejamento estratégico da organização e estruturar ações de endomarketing.