Proposta de endomarketing em empresa na região central de Rondônia

Autores/as

  • Bruna de Jesus Vieira da Silva et al., Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Resumen

No cenário atual, pesquisas indicam que aproximadamente 80% dos colaboradores em todo o mundo estão desengajados no ambiente de trabalho. Essa preocupante realidade não é exceção na empresa em foco, onde se identificou um problema significativo relacionado à comunicação interna. Essa falha na comunicação abrange desde comunicados simples até mensagens mais complexas, que podem causar desalinhamento entre os diferentes setores da organização, contribuindo para a falta de motivação e desvalorização dos colaboradores. No geral o tema o qual envolve a pesquisa em questão é o endomarketing, onde ao conceituar o endomarketing, de acordo com Almeida e Avanzi (2019, p.101)  “Os conceitos do endomarketing, cultura e valores, têm um padrão de comportamento que visa a homogenia de todos os funcionários e colaboradores, inclusive família, com programas focados nas mudanças comportamentais.”  ficando bem claro que o endomarketing é o marketing voltado para dentro da organização, entrando em concordância com que Bekin (2004) diz que o endomarketing é “[...] O sentido de algo voltado para dentro, de interiorização, está no próprio significado de endo. Aí temos a palavra grega éndon, que significa “em, para dentro, dentro de, exprimindo a posição ou ação no interior de algo, o movimento de algo que caminha para dentro de si mesmo.” Provando a necessidade dentro das organizações em olhar para dentro de suas próprias paredes para que possam vender melhor externamente, pelo menos é isso que Neto e Valdisser (2018, Dalpiaz 2002, p.160) afirmam que o endomarketing é “[...] um instrumento que auxilia as empresas na satisfação das necessidades de seus clientes, criando condições para existir motivação para que as pessoas do lado de fora da empresa (ambiente externo) comprem um certo produto ou serviço.” Com todas as falas e concordâncias acima só abrangem a versatilidade e necessidade do endomarketing dentro das organizações, pois uma vez que deixada de lado pode ocasionar alguns desentendimentos que comprometam o rendimento e desenvolvimento da empresa em vários aspetos. O objetivo geral deste estudo é criar uma proposta para implementar uma estratégia de Endomarketing na empresa situada na região central do estado de Rondônia. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas análises para diagnosticar os pontos de falha na comunicação interna, entender como ocorre o fluxo de informações na organização, explorar o desenvolvimento da marca dentro da empresa e, por fim, elaborar um projeto de Endomarketing alinhado às necessidades da organização. Os resultados desta pesquisa não apenas beneficiarão a empresa em questão, mas também servirão como referência para outras organizações que buscam aprimorar a valorização de seus colaboradores e, consequentemente, alcançar resultados surpreendentes. Além disso, contribuirão para a construção de conhecimento teórico futuro e agregarão valor à empresa em estudo, promovendo uma cultura interna mais sólida e eficaz.

Publicado

2024-01-08