Estratégias de captação de doadores de sangue

Autores/as

  • Jaqueline Caires Krause Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
  • Fernanda Ferreira Fagundes Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
  • Keisy Pinheiro Gualberto Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
  • Maria Vitoria da Silva Santos Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
  • Raissa Peres Sant Ana Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
  • Wesley Pimenta Candido Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Resumen

No Brasil, a doação de sangue é um ato voluntário, não sendo aceito qualquer tipo de remuneração para o indivíduo que se dispõe a doar. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. O percentual ideal de doadores de sangue no mundo é de 3 a 5% (OMS). Nesse contexto, observa-se a importância de campanhas de incentivo à doação de sangue envolvendo os meios de comunicação de massa. Dessa forma, por meio de analises foi possível perceber a necessidade de maior investimento nos setores de comunicação no que diz respeito à conscientização, fidelização e desmistificação dos doadores a fim de atingir o índice de doadores para atender a demanda. Em especial, destaca-se que estratégias de cunho educativo são mais eficazes, como vídeos educativos, contendo informações sobre a necessidade de doação de sangue.

Publicado

2023-01-06

Número

Sección

Resumo Expandido - VIII Fórum Rondoniense de Pesquisa