Análise do Papel do Marketing em uma Rádio FM

Autores/as

  • Gleyse Kelle Smecelato da Conceiçao Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
  • Marcia Cristina Teixeira Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Resumen

A comunicação é a base de todos os processos administrativos, por isso é preciso aproveitá-la ao máximo, trabalhar de forma planejada e organizada, e isso traz diversos aspectos positivos para a empresa. Atualmente, as empresas estão se tornando mais transparentes e abertas, criando mais canais de comunicação com a sociedade, conquistando, respeitando e satisfazendo os consumidores, agregando valor e se posicionando perante a sociedade, buscando o equilibrio entre interesses sociais e interesses organizacionais. A empresa no qual o trabalho foi desenvolvido é uma Rádio FM, meio de comunicação que leva informação e entretenimento para a população do Cone Sul de Rondônia. O estudo foi relevante para a empresa em questão, pois se propôs a avaliar o marketing e a mídia da empresa mostrando a importância do bom relacionamento entre os colaboradores e ouvintes, resultando em maior produtividade e, automaticamente, lucratividade. Para a realização deste trabalho o referencial teórico foi de fundamental importância    porque serviu de base para elaboração da pesquisa, bem como os principais autores que abordam o marketing. Identificando a importância da aplicação do marketing nas micro e pequenas empresas. As empresas que fizerem o planejamento estratégico aumentarão suas oportunidades no mercado, sendo fundamental que as micro e pequenas empresas também façam seu planejamento (LEMES e PISA, 2019). Um plano de marketing é um documento criado por organizações para documentar os resultados e conclusões de uma análise ambiental e detalhar suas estratégias de marketing e os resultados que desejam alcançar (CHURCHILL JR. e PETER, 2012). O planejamento estratégico não é definido como algo rígido e definitivo, mas sim como um guia que se adapta de acordo com as constantes mudanças que ocorrem na empresa e no ambiente. (LEMES e PISA, 2019). De acordo com Kotler; Kartajaya e Setiawan (2017, p.35) “A conectividade é possivelmente o mais importante agente de mudança na história do marketing. Embora nao possa ser mais considerada novidade, vem mudando muitas facetas do mercado e nao mostra sinais de desaceleração.” A inclusão social acontece não apenas online, mas offline. A competitividade de uma empresa não dependerá mais de seu tamanho, país de origem ou pontos fortes do passado. Empresas menores, mais jovens e estabelecidas localmente terão a oportunidade de competir com empresas globais maiores e mais antigas. No final, nenhuma empresa dominará completamente as outras (KOTLER,2017). Segundo Lemes e Pisa (2019, p.138) “O sucesso empresarial está relacionado a três características comuns: habilidades gerenciais; capacidade empreendedora e logística operacional é evidente que o planejamento antes e depois da abertura do negócio é fator essencial para o sucesso do empreendimento”. O objetivo deste trabalho é elaborar um plano de marketing para a Rádio-FM. Os objetivos específicos são: Diagnosticar como o marketing vem sendo trabalhado na organização atualmente na Rádio-FM; Diagnosticar os desafios da Rádio-FM com relação ao marketing; Elaborar um plano de marketing que atenda aos objetivos da Rádio-FM.

Publicado

2023-01-06

Número

Sección

Resumo Expandido - VIII Fórum Rondoniense de Pesquisa