Comportamento do Consumidor: Uma análise dos hábitos de consumo frente à pandemia COVID-19 no setor varejista do município de Ji-Paraná.

Autores/as

  • Jamilly Batista da Silva Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná - UniSL
  • Leandro Carlos Magnabosco Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná - UniSL

Palabras clave:

Mudanças de comportamento durante pandemia, Marketing Digital, Comportamento do consumidor

Resumen

Este artigo tem por objetivo geral analisar os hábitos de consumo frente à pandemia COVID-19, e para isso se fez necessário analisar o comportamento do consumidor mediante a este cenário, bem como identificar a percepção do consumidor sobre as mudanças enfrentadas pelo setor em virtude do novo coronavírus, assim como analisar se o processo decisório de compra sofreu mudanças, e também analisar como o consumidor utiliza a tecnologia como ferramenta no seu processo de compra. Portanto, através dos resultados desta pesquisa, tornou-se possível identificar e mensurar prováveis mudanças nos hábitos de consumo, contribuindo para a possibilidade de mudanças nas estratégias de marketing no varejo de Ji-Paraná. E para isso a modalidade escolhida para esta pesquisa tratou-se do levantamento de campo, sendo qualitativa e de caráter descritivo e exploratório, bem como foram utilizados questionários com perguntas fechadas por meio do Google Forms, e para análise os dados coletados foram organizados e transformados em gráficos e tabelas. Os resultados obtidos apontaram que mesmo antes da pandemia o meio online já estava sendo utilizado pelo consumidor, mesmo que em uma intensidade menor. Todavia, considerando os resultados relativos à sensação de segurança ao comprar por meios online, percebeu-se que é raro a confiança integral nos canais. Concluiu-se que o consumidor ji-paranaense, em suma, se adaptou as mudanças que o varejo necessitou realizar para atender seus consumidores mesmo com o isolamento social, bem como há boas chances dessas mudanças permanecerem sem descartar o tradicional método de ida a loja, por exemplo. Embora, a utilização da tecnologia esteja presente no processo de compra desses consumidores, ainda existe uma insegurança aos meios online de compras, ou seja, nem sempre o processo inicia e finaliza totalmente virtual, mas não investir nos canais digitais seria perder a oportunidade de ganhar competitividade e fidelizar o público que prefere a comodidade e praticidade de comprar por meios virtuais e receber no conforto de casa um produto ou serviço.

Publicado

2022-01-05

Número

Sección

Resumo Expandido - VIII Fórum Rondoniense de Pesquisa