Trabalhando a inteligência emocional nas relações interpessoais e corporativas com alunos do ensino médio

Autores/as

  • Fernanda Garcia de Antonio et al., Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Resumen

Segundo o relatório Global Trends Report, cerca de 92% dos recrutadores consideram as soft skills (habilidades comportamentais) tão importantes quanto os conhecimentos adquiridos por meio de formação e capacitação profissional (hard skills) e que 82% das contratações que não foram bem-sucedidas, é proveniente de características comportamentais e emocionais inadequadas. Sendo assim, surgiu o questionamento: qual a importância de inserir a temática inteligência emocional na educação escolar de jovens do ensino médio, visando o desenvolvimento de sua carreira profissional e como a falta dessa habilidade pode impactar de forma negativa a vida das pessoas? Portanto, levando em consideração os dados apresentados acima, a presente pesquisa se justifica tendo como base o atual cenário social, onde o número de pessoas que não sabem gerenciar suas emoções tem crescido de forma exponencial. Nesse sentido, a proposta é fazer uma reflexão com jovens estudantes do ensino médio sobre como a falta dessa habilidade impacta de forma negativa a vida das pessoas e propor mecanismos para melhorar a habilidade da inteligência emocional. Para tanto o objetivo geral desta pesquisa é explicar a importância da inteligência emocional para o desenvolvimento pessoal, nas relações interpessoais e corporativas, para alunos do ensino médio. E objetivos específicos são: compreender os pilares que norteiam a inteligência emocional; identificar os benefícios da inteligência emocional para o desenvolvimento pessoal, nas relações interpessoais e corporativas; propor recomendações para o desenvolvimento da inteligência emocional; identificar os impactos da ausência da inteligência emocional.

Publicado

2024-01-08