Efeitos da equoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Abstract
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição complexa, diagnosticada com base em déficits sociais, de comunicação e constantes repetições de movimentos, denominados estereotipias. Esses sinais aparecem geralmente antes dos três anos de idade e resultam em desafios significativos na adaptação. O TEA afeta frequentemente mais meninos em relação a meninas, com uma proporção de 4 para 1, sendo também observada a ocorrência entre irmãos. (BENDER, D. D.; GUARANY, N. R. 2016). O uso de cavalos na terapia não é uma prática nova. Desde a antiguidade, Hipócrates, o pai da medicina ocidental (458-370 a.C.), recomendava a equitação como um meio terapêutico para tratar a insônia e promover a regeneração da saúde em todas as suas dimensões. A eficácia da Equoterapia, no entanto, vai além do movimento rítmico transmitido pelo cavalo e do ambiente enriquecido que a prática proporciona. A terapia oferece uma oportunidade única para promover a comunicação, atuando em áreas cerebrais cruciais para esse processo. (SILVA, A. S. M, et al. 2018). A terapia em cavalos é uma perspectiva terapêutica abrangente que incorpora o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, com foco no desenvolvimento biopsicossocial de indivíduos com deficiência. A equipe de especialistas realiza a escolha do animal com base em suas características físicas e psicológicas, alinhadas aos objetivos terapêuticos e às necessidades dos usuários. Isso permite que cada profissional atue em sua respectiva área de domínio (PEDRA, A. DE C.; CELESTE, 2022). O termo equoterapia foi empregada pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE- Brasil) e exige uma equipe interdisciplinar formada por um médico, um psicólogo, um especialista em fonoaudiologia, um psicopedagogo e instrutores de equitação, e todos trabalhando de forma colaborativa para promover evolução nos pacientes adeptos ao tratamento. (QUINTEIRO C. B. D.; POTTKER, C. A.2017). Existe um movimento rítmico que é transmitido ao praticante enquanto monta o cavalo em várias velocidades controláveis. Esse movimento desempenha um papel fundamental na ativação de áreas cerebrais críticas para processos de comunicação, além do ambiente enriquecido proporcionado para favorecer a aprendizagem e oferecer estímulo social. (PEDRA, A. DE C.CELESTE, L. C. 2022.)