Educação financeira na universidade - Uma abordagem instrutiva para acadêmicos de administração e ciências contábeis
Abstract
A educação financeira no país ainda se trata de um tema pouco abordado, isso se dá pela má distribuição de informação e pela falta de incentivo a temática, porém nos últimos anos com o crescimento e desenvolvimento da internet o tema passa ser abordado de uma outra forma e começa despertar interesses em pessoas de diversas idades. Entende-se que a suposição deste projeto mostra que ao promover a educação financeira, é possível melhorar as habilidades financeiras dos alunos fazendo com que tomem decisões primordiais para que tenham lucros futuramente e que aprendam desde cedo a utilizar seu dinheiro, despesas e ganhos de forma correta e sucessivamente conscientizando todos a sua volta. Com isso o objetivo deste presente trabalho é relatar como a gestão de recursos pode trazer uma melhora na qualidade de vida e como objetivos específicos exemplificar as vantagens de manter as finanças em dia com saúde financeira estável, apresentar os riscos que a má gestão de recursos pode trazer no âmbito social, estruturar conteúdo coeso e de fácil compreensão para aplicação com os acadêmicos. O assunto abordado evidencia a importância de repensar a educação financeira no país, destacando áreas de oportunidade e desafios que, quando abordados de maneira eficaz, podem contribuir significativamente para a construção de uma sociedade mais financeiramente alfabetizada e preparada. Considerando que o tema financeiro ainda é um tabu para muitos, surge a seguinte indagação: qual é a perspectiva dos estudantes universitários de Administração e Ciências Contábeis em relação ao ensino de educação financeira?