A efetividade da comunicação interna em um órgão público na Amazônia Ocidental
Abstract
Comunicação interna refere-se ao processo de troca de informações, ideias, mensagens e conhecimento dentro de uma organização. Ela envolve a disseminação de informações relevantes entre os membros da equipe, departamentos e níveis hierárquicos da empresa. Diante desse cenário, foi observado que a empresa a qual foi realizado a pesquisa necessita aprimorar sua abordagem de comunicação interna. Embora possuam canais de comunicação à disposição, eles não estão sendo utilizados, resultando em uma transmissão inadequada e pouco eficiente das informações. Considerando essa situação, planejar-se-á abordagens que reforcem a comunicação, prevenindo disfunções nos canais de informação. A Gestão de Pessoas desempenha um papel crucial na comunicação interna de uma organização. Segundo Chiavenato (2014, p. 11), Gestão de Pessoas é: “Conjunto integrado de atividades de especialistas e gestores – como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas – no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização”. Além disso, a Gestão de Pessoas é responsável por identificar e resolver problemas de comunicação dentro da organização. Aguiar (2019, p. 13) afirma que a “comunicação interna é o processo de troca de informações entre os colaboradores e gestores dentro de uma organização. Essa comunicação pode ser realizada por meio de diversos canais, como e-mails, reuniões, murais, intranet, entre outros.” O grande objetivo das organizações é desenvolver o seu próprio sistema formal de comunicação, canal este que irá facilitar a comunicação com seus diferentes públicos, que são os gestores, colaboradores, investidores, equipe terceirizada, entre outros.