Aplicação do método markup para formação de preço em uma indústria de uniformes

Authors

  • Gean Carlos de Oliveira Moitinho et al., Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Abstract

O método Markup é utilizado na precificação, pois funciona como uma ferramenta indispensável para o gestor na definição do preço de venda de um produto ou serviço ao cliente. Conhecer essa ferramenta é crucial pois através dela pode se identificar inconsistências na formação do preço, vez que essas inconsistências podem ocasionar consequências negativas e desastrosas para a organização, colocando-a em risco, tais como: prejuízos financeiros, perdas de clientes, impacto negativo na lucratividade e até mesmo a possibilidade de encerramento das atividades comerciais. O objetivo fundamental da aplicação do método markup é garantir que a precificação do produto ou serviço, seja realizada de maneira adequada, eficiente e suficiente para gerar lucro, trazendo assim melhor gestão financeira e mais segurança ao empreendimento. Ao utilizar o markup, os gestores podem tomar decisões estratégicas em relação aos preços dos produtos ou serviços, otimizando os resultados financeiros da organização e obter maior lucratividade. No que tange à gestão comercial, um dos fatores de grande relevância, é a formação do preço de venda dos produtos ou serviços a serem comercializados pela empresa, o qual deve ser elaborado de forma eficiente, capaz de gerar resultados que atenda às necessidades e objetivos da empresa, e o principal que é o lucro. Nesse contexto, indaga-se: como a precificação de produtos podem influenciar na lucratividade da empresa? Em hipótese para esta pesquisa, considera-se que a aplicação do método markup na realização da precificação dos produtos é uma ação estratégica que será utilizada para definir qual valor da venda trará atratividade, competitividade e lucratividade na empresa, a contar de uma visão ampla do empreendimento. Em decorrência da hipótese levantada, propõem-se o objetivo geral desta pesquisa, aplicar o método markup para determinar o preço de venda em uma empresa do regime de tributação do simples nacional, atuando ramo de confecção de uniformes no Município de Ji-Paraná-RO e tendo como objetivos específicos apurar os custos e despesas, verificar o método de precificação utilizado pela empresa e comparar preços praticados pela empresa com o método markup.

Published

2024-01-08