Formação do preço de venda para aplicação em empreendimentos de mulheres de baixa renda
Abstract
Empreender é uma arte, pois perseverar, fazer as coisas acontecerem, calcular os riscos do investimento e ter uma visão futura e global do negócio é algo para verdadeiros empreendedores. De acordo com o SEBRAE (2021) “Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade”. Baseado nisto, nota-se no mercado empreendedor a presença de mulheres de baixa renda, que por muitas dificuldades não conseguiram trabalho ou sequer sair de casa por conta dos filhos, e encontram no empreendedorismo, através de negócios virtuais, uma chance de aplicar seus conhecimentos, talentos e habilidades, desenvolvendo produtos e serviços. De acordo com dados publicados pelo Ministério da Economia (2022) “mais de 40% dos microempreendedores individuais (MEI) são mulheres”, mulheres que buscam cada vez mais implantam novos produtos e materiais no mercado. Mas, para se destacarem como empreendedoras é necessário um preparo, para a comercialização de seus produtos ou serviços. E precificação é um ponto importante a se destacar. Segundo o SEBRAE (2022) “Precificar é uma tarefa que deve ser considerada de extrema importância, envolve bastante estratégia e análises de diversos fatores internos e externos ao seu negócio.” Para tanto existem vários métodos de precificação, dentre eles destacam-se o preço de mercado e o markup. O valor de mercado tem o papel de demonstrar o valor da concorrência relativo ao mesmo produto ou serviço comercializado, tendo como parâmetro a lei da oferta e demanda enquanto que o markup indica o quanto o valor do produto ou serviço está acima do preço de custo, visa garantir o lucro estabelecido pelo empreendedor podendo ser fixo ou determinar um percentual de lucro. Deste modo, é necessário apoiar as empreendedoras de baixa renda, para que superem os obstáculos do empreendedorismo, dentre eles a precificação, objeto deste estudo, tendo como finalidade a detenção do conhecimento para investirem e prosperem em seus negócios. Questiona-se, como aplicar a precificação de forma simplificada as mulheres empreendedoras de baixa renda? O objetivo geral desta pesquisa, é formular a aplicação prática de precificação para mulheres empreendedoras de baixa renda. Para garantir que o objetivo geral seja alcançado foram elaborados objetivos específicos: identificar os custos para formação do preço de venda, descrever os métodos da formação do preço de venda e empregar tabela de precificação.