Comportamento do consumidor: Hábitos e influências do consumo de cosméticos em Ji-Paraná/RO.

Authors

  • Aline Prá de Freitas Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
  • Tainy Fernanda Gama Almeida Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
  • Marcia Cristina Teixeira Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Abstract

Usualmente, ao empreender, o objetivo central é satisfazer as necessidades e desejos de um público alvo, os consumidores. Dessa forma, nasce a necessidade de identificar e conhecer o usuário de forma a tornar o empreendimento viável e impulsionar as vendas. Entretanto, segundo estudo sobre maiores causas que levam as empresas à falência em menos de 5 anos, realizado pelo Sebrae do Estado de São Paulo e divulgado em 2014, 46% das empresas encerram seus serviços devido à falta de conhecimento sobre o mercado e hábito de consumo de seus clientes. Em contrapartida, em matéria realizada e divulgada pelo Serasa Experian em 2020, constatou-se que entre os principais motivos que levam empresas à falência ainda é muito notório a falta de conhecimento do mercado e de seus consumidores, tanto de novos empreendimentos como em constantes mudanças dos já existentes, demonstrando que o grande problema ainda permanece. O comportamento do consumidor é um grande âmbito de estudo, com muitas vertentes variáveis, envolvendo grandes processos de análise e pesquisa. O município de Ji-Paraná conta com uma grande representação do comércio varejista em sua economia regional, comércio esse muito diversificado, onde se encontram diversas lojas com artigos de beleza e cosméticos.  No cenário enfrentado em 2021, com todo contexto causado pelo Novo Coronavírus (COVID-19), conhecer as influências de compras e as rápidas mudanças no comportamento de seus consumidores se tornou imprescindível para sobreviver no mercado, é necessário estar em constante mudança e se adequando à nova realidade. O comportamento do consumidor pode ser definido como o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazerem necessidades e desejos (Solomon, 2016). Mothersbaugh et al. (2019) ainda determina o campo do comportamento do consumidor como o estudo de indivíduos, grupos ou organizações e seus processos utilizados em todo o ciclo de selecionar, assegurar e o modo de descartar produtos e serviços e os impactos que essa atividade exerce sobre o consumidor e a sociedade. Para Kotler e Armstrong (2015), o ato de compra é influenciado diretamente por ações externas e internas, divididas em culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Engel, Blackwell e Miniard (2008) afirmam que o processo decisório de consumo possui, basicamente, sete etapas, sendo elas: reconhecimento de necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas pré-consumo, compra, consumo, avaliação pós-consumo e descarte. Para facilitar esse entendimento, os autores elaboraram um modelo dos estágios e processos dessa decisão, que ficou conhecido como PDC – Processo Decisório de Compra, onde é elencado todas as etapas de decisão de compra e suas variáveis influenciadoras. O presente trabalho possui como objetivo geral: Analisar o comportamento dos consumidores de cosméticos e quais os fatores que os influenciam na tomada de decisão para o consumo no município de Ji-Paraná/RO. Para tanto, foram necessários os seguintes objetivos específicos: Identificar o comportamento dos consumidores de cosméticos do município de Ji-Paraná; compreender o processo de decisão de compra de cosméticos do consumidor; relacionar as principais influências do comportamento de consumo na tomada de decisão de compra; propor estratégias de ações visando influenciar o consumidor à compra, caso se faça necessário.

Published

2022-01-05

Issue

Section

Resumo Expandido - VIII Fórum Rondoniense de Pesquisa