Acessibilidade arquitetônica: viabilização dos espaços físicos

Authors

  • Ana Carolina Barbosa Ribeiro Centro Educacional São Lucas - Ji_Paraná
  • Ana Karoline Nogueira Gonçalves Silva
  • Aline de Oliveira Bitencourte Silva Silva
  • Karine Cao Gomes da Silva Silva
  • Ísis Viana Silva, Haricson Lukas Fernandes Silva
  • Susana Maria Mana de Aráoz

Keywords:

Barreiras Físicas, Inclusão, Diversidade

Abstract

Acessibilidade arquitetônica consiste na eliminação total de qualquer barreira física ou ambiental em projetos de arquitetura, como na construção de casas, prédios, espaços públicos ou mesmo em equipamentos urbanos. Este estudo teve como objetivo, destacar alternativas que possam viabilizar a vida das pessoas com deficiência permanente ou temporária através da arquitetura do ambiente. A metodologia utilizada foi bibliográfica na procura pelo tema nos materiais disponibilizados em bases de dados on-line. Segundo os autores pesquisados o Brasil está longe de ser reconhecido como um país com adaptações para pessoas com deficiência. Pode-se ver que é necessário promover a adequação de espaços e a extinção de barreiras físicas e ambientais dentro de residências, espaços públicos e privados, edificações e equipamentos urbanos. Exemplos: rampas, elevadores e banheiros adaptados, calçadas com piso tátil. Especialmente no que se refere ao âmbito escolar foram descritas dificuldades existentes na estrutura de edificação nas escolas, que provocam situações desagradáveis para com os alunos. Foi levantado que acessibilidade significa incluir a pessoa em qualquer situação, evitando a exclusão e o constrangimento de não poder acessar todos os locais. Pode-se ver que ainda é de suma importância que haja adequação em grande parte os espaços públicos e privados no Brasil, para que todos tenham acesso de forma igualitária, e que pessoas com qualquer tipo de deficiência sejam independentes em certas situações garantindo que tenham acesso a todas as estruturas públicas e privadas sem restrições.

Published

2021-03-17

Issue

Section

Resumo Expandido - VIII Fórum Rondoniense de Pesquisa