Licitações Públicas: Uma análise de casos de empresa de pequeno porte Ji-Paraná, estado de Rondônia

Authors

  • Alecsandra Gomes Silva Centro Universitário São Lucas
  • Márcia Cristina Teixeira Silva

Keywords:

Licitação, Contrato, Administração Pública

Abstract

A licitação é o procedimento legal que a administração pública deve seguir para adquirir bens e contratar serviços. Uma licitação tem a finalidade de obter a proposta mais vantajosa e proporcionar igualdade de oportunidades entre as empresas. A fraude no Brasil remonta aos tempos da sua descoberta e nos acompanha até hoje. Para maior apreciação do trabalho sobre os conceitos, objetivos da licitação, o presente artigo tem como objetivo principal, identificar as vantagens e desvantagens em tratamento preferencial e favorecido no processo das licitações públicas nas pequenas empresas da cidade de Ji-Paraná. Trata-se de uma pesquisa de análise comparativa de estudo de casos, exploratória realizada por meio de análise qualitativa, utilizando-se do modelo de entrevista semiestruturada com quatro empresas: duas que já participaram de processos de licitação e duas que ainda participam. Onde se obteve os dados parciais a seguir: a empresa A, que ainda presta licitação, entende que ela ganha sim com as licitações e isso faz com que ela cresça no mercado, que tem mais oportunidade a venda de mercadorias em maior quantidade. Já a empresa B, que não presta mais a licitação, acredita que o objetivo seja ganhar nome no mercado, mas a empresa infelizmente perde, pois já existe no processo uma empresa designada a ganhar.

Published

2021-03-17

Issue

Section

Resumo Expandido - VIII Fórum Rondoniense de Pesquisa