Viabilidade de implantação de horta mandala como alternativa sustentável para agricultura familiar
Keywords:
Horta mandala, Agricultura familiar, Economia, SustentabilidadeAbstract
Introdução: A agricultura familiar representa a base da produção de alimentos no Brasil, mas enfrenta diversos desafios socioeconômicos. A horta mandala desenvolvida inicialmente na Austrália por Bill Mollison e posteriormente adaptado ao contexto brasileiro por Willy Pessoa, integra o cultivo diversificado de hortaliças com a criação de pequenos animais, promovendo o uso eficiente dos recursos naturais e a geração de renda para as famílias agricultoras. Objetivos: O presente estudo tem como objetivo analisar a viabilidade econômica sobre a implantação de horta mandala integrada com instalação avícola em uma propriedade de agricultura familiar. Metologia: O estudo trata-se de uma revisão biográfica, com o objetivo de reunir, analisar e discutir informações relevantes sobre a implantação de hortas mandala como alternativa sustentável e econômica na agricultura familiar. A pesquisa foi realizada em bases científicas dos principais periódicos indexados na base de dados como SCIELO, google acadêmico, páginas IBGE e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), utilizando os descritores: Horta mandala, agricultura familiar, sustentabilidade e economia. Resultados: A pesquisa demonstrou que a horta mandala apresenta baixo custo de manutenção, boa adaptabilidade ao clima local, potencial para diversificação da renda e reforço à segurança alimentar. A integração com manejo de aves, como Galinhas, pode contribuir para a fertilização do solo e geração de renda adicional com a produção de ovos. Os recursos necessários para implantação como sementes, ferramentas, materiais para implantação de galinheiro e mão de obra, são acessíveis ao agricultor familiar, sendo possível viabilizar o investimento com apoio de programas públicos ou cooperativas locais. Considerações finais: A horta mandala é uma alternativa viável para agricultores familiares, pois alia sustentabilidade, autonomia produtiva e geração de renda, além de fortalecer a economia local e promover a preservação ambiental.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Em conformidade com o princípio de democratização do conhecimento, a revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, acreditando que a disponibilização gratuita da produção científica ao público promove maior equidade no acesso ao saber em escala global.
Licença de Uso
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem aos arquivos do CONECTA SÃO LUCAS o direito da publicação. Os trabalhos são publicados sob as regras do evento além do Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)], que permite o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que a autoria original seja devidamente creditada.