A Inclusão Escolar de Crianças Autistas: Práticas Pedagógicas e Adaptações Curriculares na Rede Pública
Keywords:
Inclusão escolar. Adaptações curriculares., Transtorno do Espectro AutistaAbstract
Introdução: Este trabalho aborda de forma clara e acessível os desafios e as possibilidades de promover a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Focando nas práticas pedagógicas e nas adaptações curriculares na rede pública de ensino, o estudo destaca a importância de transformar a teoria dos direitos legais em ações concretas no dia a dia escolar. Além disso, reforça a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas e da formação contínua dos profissionais da educação, sempre alinhadas aos princípios dos Direitos Humanos, para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade de forma justa e igualitária. Objetivos: O presente estudo propõe entender como práticas pedagógicas e estratégias curriculares podem ajudar na inclusão de crianças com TEA na escola pública, identificando os desafios enfrentados por famílias e professores e sugerindo formas de melhorar a inclusão. Metologia: Este estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica e análise documental, além de leis e políticas públicas relacionadas à inclusão de crianças com TEA. A abordagem buscou identificar os principais desafios enfrentados e as estratégias que podem promover uma inclusão mais efetiva, sempre considerando os princípios dos Direitos Humanos. Resultados: As experiências mostraram que, apesar das leis, ainda há muitos obstáculos na inclusão de crianças autistas, como dificuldades na estrutura das escolas, na formação dos professores e no apoio às famílias. Considerações finais: Para uma educação mais inclusiva, é importante investir na formação dos profissionais, melhorar a estrutura das escolas e fortalecer o apoio às famílias. Práticas pedagógicas humanizadas e eficazes podem fazer a diferença na vida dessas crianças e de todos envolvidos.
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