Tenotomia total bilateral de membros anteriores em bezerro
Palavras-chave:
Contraturas, Deformidades, Flexores, TendõesResumo
As patologias dos membros em bovinos impactam a produtividade e o bem-estar dos animais. Entre essas, as deformidades flexurais, como a contratura tendínea, podem ser congênitas ou adquiridas, afetando principalmente os membros torácicos. Essas alterações resultam do encurtamento de tecidos moles em relação às estruturas ósseas, causando flexão anormal das articulações.Este estudo relata o caso de um bezerro mestiço leiteiro de 12 dias, proveniente de inseminação artificial, diagnosticado com encurtamento severo do Tendão Flexor Digital Profundo bilateral. O animal apresentava apoio sobre os boletos e dificuldade de locomoção. O diagnóstico clínico indicou necessidade de intervenção cirúrgica pela técnica de tenotomia total.O procedimento foi realizado sob anestesia com Xilazina e bloqueio local com Lidocaína. Após antissepsia, fez-se uma incisão para exposição e secção do tendão afetado, seguida de sutura e curativo. O tratamento pós-operatório incluiu antimicrobianos, anti-inflamatórios e fisioterapia para recuperação da função locomotora.Estudos apontam que deformidades flexurais são comuns em bezerros, e a eficácia do tratamento depende da precocidade da intervenção. Casos crônicos podem ter prognóstico desfavorável devido a alterações articulares irreversíveis. No presente relato, o animal apresentou recuperação satisfatória em 60 dias após a intervenção cirúrgica, caminhando sem dificuldades. Conclui-se que a tenotomia total é uma alternativa viável para correção desta deformidade em casos graves, garantindo melhor qualidade de vida ao animal. Entretanto, bovinos com esse tipo de alteração congênita não são utilizados para reprodução e, ao atingirem peso adequado, são destinados ao abate.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em conformidade com o princípio de democratização do conhecimento, a revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, acreditando que a disponibilização gratuita da produção científica ao público promove maior equidade no acesso ao saber em escala global.
Licença de Uso
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem aos arquivos do CONECTA SÃO LUCAS o direito da publicação. Os trabalhos são publicados sob as regras do evento além do Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)], que permite o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que a autoria original seja devidamente creditada.