Boas Práticas de Fabricação e Conformidade Halal: Relato de Visita Técnica em Frigorífico Habilitado para Exportação em Ji-Paraná/RO
Keywords:
Agroindústria, Extensão, Indústria de Processamento de Carne.Abstract
Plano de Ação como trabalho para conclusão da disciplina de Projeto de Extensão IV “Boas Práticas de Fabricação em Agroindústrias Familiares” do curso de Medicina Veterinária – Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná. O objetivo desse trabalho foi realizar uma avaliação dos processos de abate de bovinos com foco em requisitos para exportação para países do Oriente Médio, parâmetros zootécnicos avaliados no abate, avaliação animal e de carcaça. No âmbito do Projeto de Extensão IV – Boas Práticas de Fabricação em Agroindústrias Familiares, acadêmicos de Medicina Veterinária participaram de uma visita técnica supervisionada, dividida em cinco etapas estruturadas, incluindo observação dos procedimentos Halal, avaliação zootécnica e devolutiva. Os dados foram coletados por meio de checklists estruturados e analisados por abordagem observacional. Os resultados revelaram oportunidades de melhoria na capacitação sobre o protocolo Halal, digitalização de sistemas de rastreabilidade, implementação de procedimentos operacionais padronizados e adequações estruturais nos ambientes de higiene e bem-estar animal. Destacaram-se como pontos críticos a inconsistência nos registros e a presença de barreiras sanitárias inadequadas. A visita proporcionou aos estudantes vivência prática em ambientes industriais de alta exigência técnica, reforçando os conhecimentos teóricos e desenvolvendo competências em medicina veterinária preventiva e segurança dos alimentos. Recomenda-se a capacitação imediata em Halal e Boas Práticas de Fabricação, reforma da infraestrutura e aprimoramento das ferramentas digitais de rastreabilidade. Os achados reforçam a importância do aprendizado experiencial e apoiam melhorias estratégicas para a conformidade com padrões internacionais de exportação, contribuindo para a formação profissional e a garantia da qualidade dos produtos cárneos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Em conformidade com o princípio de democratização do conhecimento, a revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, acreditando que a disponibilização gratuita da produção científica ao público promove maior equidade no acesso ao saber em escala global.
Licença de Uso
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem aos arquivos do CONECTA SÃO LUCAS o direito da publicação. Os trabalhos são publicados sob as regras do evento além do Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)], que permite o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que a autoria original seja devidamente creditada.