Diagnóstico: percepção dos alunos do ensino médio sobre os recursos financeiros no ambiente familiar
Resumo
A habilidade de gerir e controlar as despesas e os recursos financeiros da família tornou-se indispensável na vida de todo provedor do lar. Para Griebeler & Braido (2021, p, 133) relata que “uma vida financeira equilibrada proporciona conforto, oportunidades de expansão, menos preocupações e maiores chances de contribuir para a sociedade.” O cenário familiar é sempre um ambiente complexo em se tratando do termo finanças, alguns membros da família podem estar inseridos de forma ativa na gestão financeira familiar, por outro lado, outros podem não ter a menor ideia de como as finanças estão sendo geridas ou como as contas estão sendo pagas, o impacto desse desconhecimento sobre educação financeira pode ser prejudicial para as famílias, porque além dos pais ou responsáveis, coabitam no mesmo teto os filhos. E as crianças ou jovens se não buscarem o conhecimento sobre finanças logo cedo, poderão no futuro, sofrer as consequências, por não saberem administrar suas vidas financeiramente por falta de informação. A tratativa relacionada a dinheiro no ambiente familiar é considerada ainda hoje um desafio para famílias brasileiras, sendo que grande parte dos conflitos são ocasionados pela falta do diálogo ou por desconhecimento da matéria. Assis et al. (2022, p. 174) descreve que “a temática sobre finanças deve ser aprimorada no âmbito familiar e escolar.” Portanto, nota-se a necessidade de levar o conhecimento sobre esse assunto para dentro do convívio familiar e para dentro das escolas, visto que pouco se fala sobre a temática nesses ambientes. O objetivo deste estudo é diagnosticar a percepção dos alunos do 3º ano do ensino médio sobre o gerenciamento dos recursos financeiros no seu ambiente familiar. E o questionamento da pesquisa é: os alunos do 3º ano do ensino médio tem conhecimento de como é gerenciado os recursos financeiros em seus lares?