Indice Markup como dispositivo de precificação de produtos em uma microempresa de gêneros alimentícios
Resumo
Pesquisas apontam que o fracasso de pequenas empresas no Brasil recorre devido aos problemas relacionados aos preços e seus custos dos produtos comercializados, haja visto que não são analisados diversos aspectos importantes ao formular a precificação ideal e sustentável ao empreendimento que busca gerar lucro. Sendo assim, cria-se a necessidade de o gestor conhecer as variáveis dos custos e despesas na empresa, partindo para a determinada questão-problema: Como formular o preço de venda pelo índice Markup nos produtos de uma Microempresa Varejista do gênero Alimentício de forma a maximizar os lucros e garantir a sustentabilidade do negócio? Em hipótese para esta pesquisa, é possível compreender que a formação de preço pelo método Markup é um índice fundamental para auxiliar o gestor na obtenção de melhores resultados em seu empreendimento. Deste modo, visando na elaboração de um método mais adequado de formação de preço que possa minimizar os custos e despesas e maximizar o lucro do negócio. Em decorrência da hipótese levantada, propõem-se o Objetivo Geral desta pesquisa, Propor um processo de formação de preços através do índice de Markup e tendo como Objetivos Específicos, Examinar os custos e despesas do comércio; Identificar os fatores que influenciam a formação de preços, tais como custos, concorrência, demanda; Localizar os erros cometidos pelo empreendedor ao calcular o preço de venda dos produtos; Aplicar a precificação pelo índice Markup na elaboração do preço ideal dos produtos; Relatar aplicação do método de precificação pelo índice Markup.