Implementação do marketing estratégico no terceiro setor

Autores

  • Andressa Pires da Silva et al., Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Resumo

O público atingido pelos trabalhos das ONGs é bastante diversificado, incluindo como beneficiários desde associações, sindicatos, grupos definidos por religião, como "paroquianos", "evangélicos", "umbandistas"; crianças - "de rua", "trabalhadoras" etc. -, até entes de setores marginalizados discriminados, como ou "portadores de deficiências físicas", "moradores de rua", ou "presos comuns", recortes étnicos, ou de gênero, como "negros", "povos indígenas", "mulheres". Takeshi Tachizana(2019,pág13). A Associação do terceiro setor atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla, assim como seus familiares. A entidade está enfrentando problemas devido à alta demanda de serviços em seu setor financeiro. Isso ocorre porque a ONG depende de doações e possui um número reduzido de funcionários. As ONGs, historicamente, começaram a existir em anos de regime militar, acompanhando um padrão característico da sociedade brasileira, onde o período autoritário convive com a modernização do país e com o surgimento de uma nova sociedade organizada, baseada em ideários de autonomia em relação ao Estado, em que sociedade civil tende a confundir-se, por si só, com oposição política. Tachizawa, Takeshy.(2019,pág09). Avalia-se que o marketing desde antiguidade vem se destacando como uma forma de melhorar o desempenho das empresas diante dos olhares da sociedade, influenciando assim na compra de produtos e até mesmo em arrecadações nas entidades sem fins lucrativos e isso mostra o grau de importância que a mesma tem para as organizações. Vale ressaltar que na atualidade o marketing digital vem crescendo em vários meios de comunicação como Facebook, Instagram, WhatsApp e outros meio de comunicação e isso tem uma grande relevância pois ajuda a ter objetivos de garantir a qualidade o lucro e a marca da empresa oferecendo uma visão de futuro independente do porte que a empresa possui. Com isso o marketing estratégico é essencial para estabelecer novas metas e objetivos a serem alcançados. É importante utilizá-lo de forma eficaz para divulgar a entidade e seus trabalhos, a fim de ajudar a sociedade a compreender a importância que ela tem para a cidade e regiões. Além disso, o marketing estratégico permite obter resultados por meio de novas parcerias e contribuições. A falta de marketing estratégico na empresa é um problema sério, pois impede a arrecadação de fundos necessários para contratar novos funcionários. Isso afeta negativamente o setor financeiro e sobrecarrega os funcionários, que acumulam muitos serviços e projetos. Portanto, questiona-se como o marketing estratégico pode ajudar as ONGs a captar recursos.

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Publicado

2024-01-08