Estudo de caso: internacionalização do varejo e a análise de uma multinacional

Autores

  • Bruna Dafne Costa de Oliveira et al., Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Resumo

A internacionalização passou por um processo gradual de evolução ao longo dos anos, iniciando na década de 70 e crescendo com agilidade. No entanto, foi na década de 90 que esse termo se tornou global, impulsionado pela quebra de barreiras comerciais e pelo avanço da tecnologia. Isso exigiu a criação de diversas estratégias visando melhorias no processo, as quais serão exploradas neste conteúdo. Discutiu-se tanto os obstáculos quanto às vantagens que a globalização trouxe. Além disso, abordou-se a evolução desse processo no Brasil, revelando que o país foi mais lento em comparação com outros países. Segundo Lambim (2000), a internacionalização tem como objetivo o aumento do potencial das empresas no mercado, além de ter vários outros benefícios, como o aumento do ciclo de vida dos produtos oferecidos, expansão da total capacidade de produção e tendo também uma redução de custo de fornecedores e principalmente aumento da capacidade competitiva. De acordo com a Fundação Dom Cabral (2002, p. 5), a definição da internacionalização pode ser abordada em um “Processo de obtenção de parte ou totalidade do faturamento a partir de operações internacionais, seja por meio de exportação, licenciamento, alianças estratégicas, aquisição de empresas em outros países ou construção de subsidiárias próprias.”

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Publicado

2024-01-08