Análise e descrição de cargos e funções para alinhamento dos setores na empresa alfa

Autores

  • Bruna Dafne Costa de Oliveira et al., Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Resumo

No cenário atual percebe-se que a estrutura organizacional e departamental vem passando por processo colossal de transformação dentro das organizações, no qual buscam cada vez mais incluir e aprimorar o desenho de cargos e suas funções para alinhar o ambiente interno visto que o mercado de trabalho está cada vez mais avançado e competitivo. Dessa forma, nota-se maiores exigências para inserir no ambiente organizacional devido haver uma necessidade de capacitação de pessoas que possa exercer suas devidas funções de acordo com o cargo estabelecido.     Com isso, há evidências que a análise e desenho de cargos e suas funções vem sendo estudada desde o surgimento da Administração Científica a qual iniciou-se no século XX pelo engenheiro Frederick W. Taylor (1856 – 1918).  Ele viu a necessidade em aumentar a eficiência do nível operacional dando ênfase nas tarefas e operações, desenvolvendo um conjunto de princípios, e a partir disso surgiu o processo de adequação da divisão de tarefas dentro das organizações com visões de vários autores como Taylor, Ford, Fayol e entre outros. A fim de estabelecer as atividades de acordo com as respectivas áreas e suas funções, aumentando a eficiência interna, diminuindo a sobrecarga e contribuindo assim, com o clima organizacional, motivação e competitividade. De acordo com Chiavenato (2020), o cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, ou seja, é a descrição de atividades e a posição que o ocupante deve exercer dentro das organizações, havendo divisão de departamentos e tarefas, satisfazendo os requisitos da entidade e desenvolvendo os colaboradores.

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Publicado

2024-01-08