Orçamento doméstico como ferramenta de planejamento e gestão familiar
Resumo
Em um mundo permeado por desafios econômicos constantes, o uso efetivo de recursos financeiros no ambiente familiar é essencial para garantir a estabilidade e evolução na economia familiar. Para Potrich, Vieira e Kirch (2016), o ensino da educação financeira ajuda na aquisição do conhecimento pelos indivíduos sobre as transações financeiras, dando-lhes ferramentas úteis para a tomada de decisão. Brutes e Seibert (2014), a partir do conhecimento da temática educação financeira, as pessoas tendem a utilizar os recursos disponíveis de maneira assertiva na preparação para situações de emergências, escolhas para o futuro, delineamento dos objetivos e projetos de vida. Nesse contexto. As dinâmicas do ambiente familiar são intrínsecas, de modo que as famílias abordam a gestão financeira de maneiras diversas. Algumas podem adotar um orçamento doméstico rigoroso, enquanto outras podem ter uma estratégia mais simples de organizar seus gastos. A falta de compreensão e a não adoção do orçamento pode trazer implicações no futuro pra essas famílias. Afinal, o controle financeiro numa família é muito importante, mas a capacidade de gerenciar os recursos financeiros é uma habilidade fundamental para todos os membros da família, independentemente de sua idade ou posição. No entanto, ainda é comum que questões relacionadas ao dinheiro seja um problema em muitos lares, que por falta de diálogo, podem apresentar muitos conflitos e desentendimentos. Para Assis et al (2022) é fundamental aprimorar o conhecimento em finanças tanto no ambiente familiar quanto escolar. Pois a educação financeira é um tema transversal. Assim, torna-se evidente a importância de disseminar o conhecimento sobre o orçamento doméstico, tanto no ambiente familiar quanto nas instituições de ensino, onde muitas vezes o tema é negligenciado. É imperativo despertar o interesse dos membros da família para a aplicação eficaz do orçamento doméstico. Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a percepção dos alunos sobre a utilização do orçamento doméstico como ferramenta de gestão financeira familiar. Mediante ao exposto, questiona-se: Como instruir os alunos do 3º ano do ensino médio sobre a importância da aplicação do orçamento doméstico como ferramenta de gestão no ambiente familiar?